Cidades Campo Grande - MS
Vale a pena plantar no jardim ou no quintal no frio? Quais cuidados tomar!
Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, surge uma dúvida comum entre quem gosta do jardim florido e do quintal cheio de árvores frutíf...
29/07/2025 10h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Campo Grande - MS

Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, surge uma dúvida comum entre quem gosta do jardim florido e do quintal cheio de árvores frutíferas: vale a pena fazer o plantio durante o frio? A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) alerta que este não é o momento ideal para o plantio de mudas, já que as condições climáticas desfavoráveis podem comprometer o desenvolvimento das plantas.

Apesar do viveiro municipal seguir com a produção ativa de centenas de mudas, o inverno impõe desafios. A baixa umidade, as chuvas escassas e o solo seco dificultam a adaptação das plantas recém-plantadas. Segundo o viveirista Antônio Andrade, que atua há mais de uma década no viveiro da Semades, o frio intenso fragiliza as mudas. “A muda que sai do viveiro está acostumada com um ambiente controlado. Quando vai direto para o solo no frio, sofre com a falta de umidade e com o solo seco. Muitas vezes, a gente perde a planta inteira”, explica.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS

Por isso, a recomendação é adiar o plantio, sempre que possível, até o fim do inverno – entre setembro e outubro – quando as chuvas retornam e o clima se torna mais favorável. “A gente continua cuidando de cada muda com carinho aqui no viveiro, mas o ideal é plantar na época certa. Com calor e chuva, a planta se desenvolve muito melhor”, reforça Sr. Antônio.

Caso o plantio precise ser feito durante o inverno, a Semades orienta que os cuidados sejam redobrados. Isso inclui atenção à irrigação, escolha de um local mais protegido e, se possível, fazer o plantio em horários mais amenos, como no início da manhã ou fim da tarde.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

As mudas continuam disponíveis para retirada na Gerência de Arborização, localizada no segundo andar do prédio anexo à Central de Atendimento ao Cidadão: Rua Mal. Rondon, 2655 – Centro.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra o Viveiro Municipal cheio de mudas e a interna o técnico segurando uma planta.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0