Cidades Porto Velho - RO
Prefeitura de Porto Velho divulga o resultado da lista tríplice de cada distrito
Moradores de 13 distritos de Porto Velho participaram, pela primeira vez, da escolha direta de seus representantes locais
21/07/2025 22h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO

No domingo (20), moradores de 13 distritos rurais e ribeirinhos de Porto Velho foram às urnas, pela primeira vez na história, para eleger seus representantes distritais. O processo democrático, inédito no município, marca um avanço na aproximação entre o poder público e as comunidades mais distantes da capital.

A eleição, realizada das 8h às 17h, contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que disponibilizou um total de 94 urnas. Ao todo, o processo contou com o voto de 9.844 pessoas e o resultado dos mais votados pode ser conferido aqui.

A lista tríplice formada pelos mais votados será entregue ao prefeito Léo Moraes, que indicará, entre eles, o futuro administrador de cada distrito. A posse está marcada para o próximo dia 25 de julho.

Rosilda foi uma das eleitoras a destacar a importância do processo
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

As maiores seções eleitorais foram registradas nos distritos de União Bandeirantes, com 15 locais de votação; Extrema, com 11; Jaci-Paraná, com dez; e Vista Alegre do Abunã, com nove. A estrutura foi montada com o apoio da Justiça Eleitoral de Rondônia, que cedeu 100 urnas eletrônicas e ofereceu suporte técnico por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

"É um momento histórico, de escuta e participação. A partir de agora, os administradores distritais serão escolhidos com base no desejo da população local. É a democracia chegando onde ela sempre deveria ter estado. Estamos corrigindo uma dívida histórica com essas comunidades", afirmou o prefeito Léo Moraes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segundo Cássio Esteves Jaques Vidal, assessor intersetorial da Secretaria de Governo (SGOV), o pleito ocorreu dentro da normalidade, com grande participação popular e clima de respeito entre os candidatos.

Maria Auzirema espera que a eleição fortaleça a presença do poder público no distrito
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

"Os trabalhos transcorreram na mais absoluta tranquilidade, não tivemos nenhuma ocorrência digna de registro. Os eleitores têm comparecido em peso. Estive pessoalmente no distrito de São Carlos, e muitas embarcações chegavam com eleitores das comunidades vizinhas. Houve uma disputa pautada em propostas, sem os excessos comuns em campanhas. A Polícia Militar esteve presente, garantindo segurança nas escolas, e tudo saiu conforme o esperado".

O sentimento entre os eleitores era de esperança por dias melhores, especialmente após anos de dificuldades enfrentadas pelos distritos em áreas como infraestrutura, saúde e educação. Muitos moradores relataram que, por muito tempo, essas regiões estiveram distantes das decisões administrativas da capital. A expectativa, agora, é que a escolha direta de representantes permita uma aproximação real entre o povo e a Prefeitura.

Agricultor José Valente também compareceu as votações

A agricultora Rosilda Dantas Lima, moradora de Jaci-Paraná, foi uma das eleitoras a destacar a importância do processo. "Pra mim está sendo muito importante, é a primeira vez. A gente espera que quem for eleito pense na gente, que traga melhorias na educação, na saúde. É disso que nosso distrito precisa".

Maria Auzirema, que vive na comunidade, espera que a eleição fortaleça a presença do poder público no distrito. "A gente precisa de alguém que represente a gente, porque o distrito tá abandonado há anos. Com esse voto, a esperança é de mudança nas ruas, na saúde, em tudo".

Já o agricultor José Valente resumiu o sentimento coletivo. "A gente só espera melhora. Que a voz do povo seja ouvida, que venha atenção para as estradas, pontes, escolas. Essa eleição é a nossa esperança".

Com a iniciativa, Porto Velho dá um passo importante para fortalecer a gestão compartilhada, valorizando o protagonismo das comunidades distritais e promovendo uma administração mais próxima, participativa e transparente.

Confira aqui o resultado das eleições, com a lista tríplice de cada distrito.

Texto:Renata Beccária
Foto:Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)