Cidades COP 30
Turismo de experiências é proposta para alavancar setor em Belém
Plano pretende impulsionar o turismo na RMB - Crédito: Arquivo Ag Belém/Fernando Sette.Belém vai focar ações no chamadoturismo de experiências, no ...
12/06/2025 00h46
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Plano pretende impulsionar o turismo na RMB - Crédito: Arquivo Ag Belém/Fernando Sette.

Belém vai focar ações no chamadoturismo de experiências, no qual visitantes vivenciam o ambientehistórico, ancestralidade, gastronomia e cultura popular.O modelo centraliza os objetivos principais doPlano de Ação da Governança do Turismo para Região Metropolitana de Belém, que está com a primeira etapa já em andamento, de forma integrada como outras cinco cidades da Região Metropolitana. 

O turismo de experiências foi um dos temas do II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, promovido pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

O Congresso, aberto na manhã desta quarta-feira (11), no Parque da Residência, conta com participação de 104 jornalistas e criadores de conteúdos especializados em turismo do Brasil e do exterior. O superintendente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém (Semcult), Auiá Reis, destacou a importância do evento, pois, reuniu os representantes dos governos federal, estadual e municipal que estão empenhados em trabalhar as ações de forma conjunta nos preparativos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-3), que será realizada em Belém, em novembro deste ano.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Superintendente da Semcult, Aiua Reis, explicou os planos de Turismo para a capital - Crédito: Rafael Miyake - Semcult

“Estamos falando de organização e construção de infraestrutura para COP-30 e após a conferência como também da organização do trade turístico centralizado na experiência, agregando vivências históricas, de gastronomia, de cultura popular, elementos que vão além da visitação a museus ou consumir uma iguaria regional, que são atrações muito presentes em Belém. Por isso, a Prefeitura de Belém, por meio da Semcult, sente-se muito honrada em participar desse congresso e deixar aqui nossa mensagem de otimismo e de apresentação da nossa cidade”, disse o superintendente.

O turismo de experiência também é comum em Minas Gerais. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Cultura daquele Estado, Pedro Blanc, paraenses e mineiros têm muitas afinidades, entre as quais, a gastronomia. Ele destacou os queijos e vinhos e também as novas rotas turísticas que se destacaram durante o período do carnaval de Minas Gerais. Blanc disse, ainda, que Belém é uma “paixão à primeira vista”. “Eu já experimentei bastante a culinária baseada no pescado e os sucos das frutas regionais, tudo de excelente qualidade”, destacou o congressista mineiro.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com a programação do evento, os jornalistas presentes em Belém, vão participar do chamado turismo de experiências, a partir dosroteiros de visitas técnicas no Parque da Cidade, local que concentrará as atividades da COP-30, Parque do Utinga, Basílica de Nazaré, Museu do Círio e Theatro da Paz, entre outros. Na parte insular da capital paraense, os grupos passarão pelailha do Combu, na próxima sexta-feira (13); e distrito de Mosqueiro, no domingo (15). Em todos os locais, os congressistas conhecerão a história local e passarão porvivências de gastronomia e sustentabilidade.

O II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo é uma realização da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur) com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Pará e Prefeitura de Belém, além de patrocinadores e convidados especiais. O encontro se destaca pelo legado, uma vez que a sede do evento será destaque nos conteúdos gerados pelos jornalistas do turismo, um segmento que acena com grande positividade. De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OMT), 30% dos empregos gerados no mundo estarão relacionados ao turismo.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Belém tem plano integrado de Governança do Turismo

Plano de Governança foi entregue aos representantes de turismo dos municípios da Região Metropolitana de Belém durante evento do Sebrae - Crédito: Selma Amaral

OPlano de Ação da Governança do Turismo para Região Metropolitana, elaborado em parceria técnica da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), com o Governo do Estado e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), é um gigantescobanco de dadoscom informações sobrepontos turísticos, agências de viagens e mobilidade urbana, itens fundamentais que circundam as atividades do setor. 

A ideia é mostrar, além das belezas naturais, arede de prestação de serviçosque os visitantes devem buscar nas plataformas digitais antes, durante e após a COP-30. A secretária municipal de Cultura e Turismo Cilene Sabino, recebeu o documento das mãos da diretora técnica do Sebrae, Maria Domingas Ribeiro, durante ação na sede do Sebrae. 

Os representantes dos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbara do Pará, que compõem parte da Região Metropolitana de Belém, também receberam o documento. O plano deverá ser desenvolvido em curto e médio prazos, visandoelevar o nível do turismo paraensecom políticas públicas de qualidade e conhecimento técnico.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, destacou que a pasta turística é uma das maiores do Brasil, considerando os números positivos de atividades, como facilitação de acesso a créditos aos pequenos negócios, viagens e a representação paraense do ministro Celso Sabino à frente do Ministério do Turismo e do Conselho Executivo da ONU Turismo.

Levantamento de dados

Para a construção do plano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Departamento de Turismo, realizoumapeamento com visitas técnicasem ambientes turísticos deBelém e região das ilhas. Os pontos visitados foram: Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Hidroviário, Terminal Rodoviário, Terminal Hidroviário Rui Barata (travessia do Combu), Parque da Cidade, Estação das Docas, Solar da Beira (Ver-o-Peso), Basílica de Nazaré, Mangal das Garças, Complexo Feliz Lusitânia, Parque do Utinga, Bosque Rodrigues Alves, Mercado de São Brás e Portal da Amazônia. 

O trabalho foi coordenado pelo diretor do departamento, Thierry Morais. Na ilha de Mosqueiro, a equipe visitou as praias do Paraíso, Marahu, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Baía do Sol, hotel Farol, Praça da Matriz, Terminal Hidroviário de Mosqueiro e Parque Ambiental. Na ilha de Caratateua, popularmente conhecida como Outeiro, foram visitas as praias do Amor, Grande, Brasília, Água Boa e dos Artistas.

Todo material coletado será base à construção de conteúdo para mídias digitais e outros meios de comunicação. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, destinouR$ 100 mil para os municípios desenvolverem as ações de publicidade de seus atrativos turísticos.

Sebrae festeja parceria com a Prefeitura de Belém

A diretora técnica do Sebrae, Maria Domingas Ribeiro, festejou o resultado do trabalho. Para ela, ninguém faz nada sozinho e a parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi muito importante para elaboração da primeira etapa do plano da governança turística para Região Metropolitana de Belém. 

“Comemoramos o fortalecimento de um trabalho conjunto e muito importante para o desenvolvimento do turismo, queremos apresentar o melhor ao turista que chegar seja pelo aeroporto ou rodoviária, ele vai ter esse banco de informações disponível e, isso, só foi possível graças ao trabalho e colaboração da Prefeitura de Belém”, disse a diretora. O próximo passo do plano de ação da governança turística é a divulgação dos atrativos turísticos, visando a COP-30.