Cidades Campo Grande - MS
Prefeitura de Campo Grande estabelece nova organização sistêmica para modernizar a gestão pública
Novo decreto fortalece integração e padronização entre os órgãos municipais, com foco em eficiência e transparência A Prefeitura de Campo Grande de...
29/05/2025 01h16
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Campo Grande - MS

Novo decreto fortalece integração e padronização entre os órgãos municipais, com foco em eficiência e transparência

A Prefeitura de Campo Grande deu um passo importante para modernizar a gestão pública municipal com a publicação do Decreto n. 16.271, de 26 de maio de 2025, assinado pela prefeita Adriane Lopes. A nova normativa, publicada no Diogrande edição nº 7.941, estabelece a atuação sistêmica dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, definindo sistemas administrativos integrados, com o objetivo de garantir maior uniformidade, harmonia e coordenação na execução das atividades internas da Prefeitura.

A medida representa uma reestruturação estratégica da administração municipal e tem como foco o fortalecimento da governança, a racionalização de recursos públicos, o aprimoramento dos controles internos e a padronização de rotinas que impactam diretamente na prestação de serviços à população.

“Estamos implementando um modelo de gestão mais eficiente, transparente e coordenado. Com isso, fortalecemos a governança pública e tornamos a máquina administrativa mais ágil e preparada para entregar melhores resultados para Campo Grande”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Integração por meio de sistemas

O decreto define nove sistemas administrativos principais, cada um liderado por um órgão central responsável por orientar, supervisionar e fiscalizar tecnicamente as unidades setoriais dos demais órgãos municipais. Entre os sistemas estabelecidos estão.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Os sistemas administrativos instituídos pelo novo decreto da Prefeitura de Campo Grande contam com órgãos centrais específicos para garantir uma atuação mais eficiente e coordenada. A Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seppe) responde pelo Sistema de Planejamento Estratégico Governamental, enquanto a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) é responsável pela Gestão Econômica. O Controle Interno está sob a responsabilidade da Controladoria-Geral do Município (CGM).

Já a Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi) centraliza tanto os sistemas de Recursos Humanos quanto o de Gestão de Bens e Serviços, além de também coordenar o Sistema de Gestão Institucional. A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) lidera o Sistema de Tecnologia da Informação. A sustentabilidade das ações públicas está a cargo da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), que comanda o Sistema de Gestão de Sustentabilidade. Por fim, a Secretaria Especial de Licitações e Contratos (SELC) é o órgão central do Sistema de Compras Públicas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Essa nova organização prevê que todos os órgãos e entidades municipais atuem de forma padronizada, seguindo instruções normativas definidas por cada sistema e orientações técnicas dos órgãos centrais. A operacionalização será coordenada pela Comissão Permanente de Estudo e Elaboração dos Procedimentos Administrativos (CEAPE), instituída pela prefeita.

Eficiência administrativa e padronização

Com a nova estrutura, os órgãos passam a trabalhar em rede, compartilhando metodologias, rotinas e critérios de gestão, reduzindo a duplicidade de esforços e promovendo melhoria contínua nos serviços públicos. Cada unidade setorial terá como missão garantir a adoção das boas práticas administrativas estabelecidas no Manual de Procedimentos Administrativos, a ser consolidado a partir do decreto.

Além de aprimorar a gestão interna, a medida também contribui para maior controle, transparência e responsabilização dos gestores públicos, promovendo uma cultura organizacional mais profissionalizada e orientada a resultados.

Com efeitos retroativos a 2 de janeiro de 2025, o novo decreto revoga a normativa anterior (Decreto n. 13.437/2018), atualizando o modelo de governança municipal à luz das boas práticas modernas de administração pública.

#ParaTodosVerem A imagem de capa é da fachada da Prefeitura de Campo Grande.