Cidades INFRAESTRUTURA
Ruas asfaltadas transformam a rotina de famílias no Tapanã
A Prefeitura de Belém e o Governo do Estado entregaram uma série de ruas asfaltadas no bairro do Tapanã no final da tarde desta sexta-feira, 23, em...
24/05/2025 12h56
Por: Redação Fonte: Agência Belém

A Prefeitura de Belém e o Governo do Estado entregaram uma série de ruas asfaltadas no bairro do Tapanã no final da tarde desta sexta-feira, 23, em Belém (PA). A parceria resultou na entrega demais de 11 km de melhorias na mobilidade urbanae é fruto dos investimentos do programa "Asfalto COP30".

"Estão sendo entregues 12 ruas. Mais 22 ruas entrarão em obras nos próximos dias. Ao todo, são 34 ruas no pacote de obras no bairro do Tapanã. Isso tudo mostra o grande trabalho que nós estamos fazendo, garantindo desenvolvimento urbano e qualidade de vida para a nossa população", anunciou o prefeito Igor Normando.

Mais de 69 mil moradores do Tapanãsão beneficiados com a entrega das vias e com o anúncio das próximas obras. Todas as ruas recebem pavimentação asfáltica, construção de passeios para acessibilidade, sinalização horizontal e dispositivos de drenagem, essenciais para o escoamento das águas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

"Nós assumimos a prefeitura com muita dificuldade. Apertamos o cinto, estamos organizando as contas, mas podem esperar: a partir de agosto, vamos triplicar a nossa presença nas ruas. A gente sabe que não é possível fazer nada da noite para o dia, mas entendemos que é possível fazer muito trabalho e planejamento. O nosso objetivo maior e central é cuidar de quem mais precisa", disse o prefeito.

Lama e buraco estão no passado

Pedro Leal, 70 anos, vive há 26 anos no bairro do Tapanã. O ajudante de pedreiro revela satisfação com o resultado dos serviços de asfaltamento realizados na Rua 1, uma das vias requalificadas pela Prefeitura de Belém e o Governo do Estado. Ele lembra dos tempos difíceis, quando era obrigado a conviver com buraco e lama em frente à própria casa e com o descaso dos órgãos públicos no passado.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Pedro Leal e a esposa estão satisfeitos com a qualidade do serviço de pavimentação realizado nas ruas do Tapanã. - Crédito: Agência Belém

“Eu e minha esposa somos idosos. Ela tem 74 anos e sempre foi perigoso caminhar pelas ruas. A gente tinha que ficar prestando atenção para não tropeçar. Agora não mais! Até a entrada de carros e ambulâncias será muito mais fácil, antes era muito difícil algum carro querer ou conseguir entrar aqui”, explica. “Acredito que a última vez que fizeram alguma reforma nessa rua foi na década de 90, mas logo depois voltou a ser somente buraco e lama. Ajeitaram a minha rua e outras piores dos meus vizinhos também. Agora não vamos mais pisar na lama”, comemora.

A dona de casa Eliene Gemaque Sena coleciona 10 anos vivendo no bairro do Tapanã. Ao longo desse tempo, ela e seus vizinhos esbarraram em inúmeras dificuldades, como a falta de saneamento e infraestrutura. Nos dias de chuva, os buracos nas vias davam espaço para alagamentos e muita lama; as únicas aliadas eram pequenas pontes de madeira feitas pelos próprios moradores para auxiliarem o ir e vir.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Eliene Sena afirma que, finalmente, suas duas filhas poderão pisar em uma rua asfaltada e brincar na porta de casa. - Crédito: Agência Belém

Ela tem quatro filhos, sendo duas crianças. Para ela, é uma felicidade ver que suas pequenas podem finalmente pisar em uma rua asfaltada e brincar na porta de casa. “Antes não dava para elas brincarem, agora elas conseguem se divertir na rua. Minhas filhas se sentiram tão bem por isso”, disse, impressionada também com a qualidade da obra entregue no bairro. “Essa reforma está excelente. Nota cem! Não vamos mais pisar na lama! Agora já entra carro com mais facilidade por aqui também”, enfatizou.

INVESTIMENTOS

Com a ampliação do polígono da COP, as áreas mais vulneráveis e com menor infraestrutura de Belém passam a ser incluídas no conjunto de obras de pavimentação e requalificação viária.

O investimento total é de R$ 231 milhões, fruto de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. Os investimentos contemplam, ao todo, 326 vias, distribuídas por diversos bairros e distritos de Belém, totalizando mais de 102 km de obras a serem executadas.