Geral Maranhão
Maranhão participa da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, realizada no Acre
Representando o estado, o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, e a equipe técnica da empresa integram as discussões sobre políticas socioam...
21/05/2025 19h08
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), participa da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que acontece até sexta-feira (23), na cidade de Rio Branco, no Acre. Representando o estado, o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, e a equipe técnica da empresa integram as discussões que reúnem governadores, lideranças indígenas, cientistas e representantes de organizações civis e do setor privado para debater estratégias globais de proteção das florestas e mitigação das mudanças climáticas, além de discutir políticas socioambientais.

De acordo com a organização, participam do evento representantes de 43 estados subnacionais de 11 países que integram o GCF Task Force, responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta.

O estado do Acre é um dos pioneiros no diálogo sobre desenvolvimento sustentável e na Estratégia Nacional para REDD+. Entre os três primeiros estados brasileiros a implementar essa política, está o Maranhão, que, por meio da Lei Estadual nº 11.578, de 1º de novembro de 2021, instituiu a Política de Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento, da Degradação Florestal, da Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, do Manejo Sustentável de Florestas e do Aumento de Estoques de Carbono Florestal (REDD+), da Gestão dos Ativos Ambientais e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Dentro do que estabelece a legislação, a Maranhão Parcerias é o agente financeiro da Política de REDD+, responsável pela comercialização, fomento, mercado e gestão dos créditos de carbono no estado, tendo como finalidade principal gerir os ativos e créditos resultantes dos serviços e produtos ambientais e de redução de emissões.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, a participação do Maranhão no GCF Task Force é de suma importância, considerando que o estado integra a Amazônia Legal e possui vasta cobertura de áreas verdes.

“Está sendo muito proveitosa a nossa participação nesses primeiros dias do GCF Task Force. Como agentes financeiros da política de REDD+, nós, da Mapa, estamos no evento para trocar experiências, aprofundar conhecimentos e aprimorar o trabalho que já realizamos dentro da estratégia nacional, com o objetivo de reduzir os impactos das mudanças climáticas, mitigar os efeitos nocivos e incentivar a conservação e recuperação das áreas verdes do nosso estado. Todas as ações seguem as diretrizes do governador Carlos Brandão, que tem empenhado esforços para garantir o crescimento socioeconômico do Maranhão de forma sustentável”, afirmou.

Durante os cinco dias de evento, estão previstos painéis temáticos, reuniões técnicas, visitas de campo e lançamentos de iniciativas voltadas à bioeconomia, financiamento climático, justiça ambiental e transição para uma economia de baixo carbono.

COP30 no Brasil

Em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será realizada em novembro, no Brasil, na cidade de Belém, no Pará. O evento, considerado um dos principais do mundo sobre a pauta climática, reunirá autoridades internacionais, pesquisadores, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil.

A realização da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) no Acre projeta a região Norte do país para o cenário global, reforçando sua capacidade, potencial e protagonismo nos debates sobre políticas ambientais e desenvolvimento sustentável, além de consolidar o Brasil como peça central na agenda da proteção ambiental global.