“Eu sou extremamente grato a cada um dos profissionais da zeladoria urbana que, muitas vezes, deixam a família para cuidar da cidade. Esta é uma festa de agradecimento. Nós decidimos fazer essa celebração porque vocês são o coração da nossa administração. Se a gente está bem, é graças ao trabalho de vocês nas ruas”, agradeceu o prefeito de Belém, Igor Normando, durante a comemoração peloDia dos Agentes de Limpeza, ocorrido no dia 16 de maio, promovida pelaSecretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), no clube Bancrévea, bairro doCoqueiro.
Cerca de2 mil funcionáriosque executam diariamente a limpeza do município estiveram presentes no evento, que durou todo este sábado, 17. A animação foi grande entre o público, que teve entrada gratuita — extensiva aos trabalhadores e famílias. Eles puderam desfrutar do parque aquático, parquinhos, quadras de futebol, além de um churrasco com refrigerantes. Para Selma Oliveira,agente do Departamento de Limpeza Urbana da Sezel, o mais importante foi o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “Isso demonstra o valor que temos, a importância do nosso trabalho. É fundamental para a cidade, principalmente por esse evento grandioso, que faz o mundo saber que nós existimos”, opinou.
Além da programação de lazer,30 prêmios foram sorteados entre os trabalhadorespela organização do evento. Márcia Coelho, profissional de zeladoria da Subprefeitura de Icoaraci, servidora municipal desde 1999, ganhou uma geladeira no sorteio. “É muito gratificante saber que tem um dia para a gente. Eu queria agradecer às pessoas que estão olhando pela gente e a gente pede que as pessoas nos ajudem mais, separando corretamente os seus resíduos”.
“Todos os dias esses profissionais estão nas ruas garantindo a limpeza e a organização da nossa cidade. Eles têm um cuidado, um zelo e um amor muito grande por Belém. Nada mais especial do que celebrar esse dia com eles. Então, a Prefeitura organizou essa festa para agradecer e retribuir todo o carinho e cuidado que eles têm com a nossa cidade”, exaltouThayta Martins, secretária titular da Sezel.
A secretaria, além de convidar os funcionários das empresas terceirizadas, fez questão de incluir tambémrecicladores de cooperativas parceiras, com o intuito de garantir o mesmo reconhecimento a esses profissionais. “Nosso papel na limpeza é tudo pelo meio ambiente: tirar o material reciclável da rua, de cima do chão, para a gente poder contribuir com o meio ambiente. E, através disso, a gente tira o nosso sustento, o nosso ganha-pão de cada dia”, relatou Letícia Martins, recicladora na ACCSB.
Fábio Silva, agente de limpeza urbana, estava de plantão neste sábado, mas, após o expediente, foi direto para o Bancrévea. “A gente faz nossos serviços para a prefeitura. É muito gratificante trabalhar, deixar a cidade limpa, entendeu? E é issgora estamos aqui nos divertindo”, contou.
A Prefeitura de Belém possui cerca de3 mil agentes e funcionários de limpeza urbanaatuando por meio de quatro empresas prestadoras de serviços (Recicle, Ciclus, CDDU e Guamá). Além disso,a Sezel conta com aproximadamente 700 servidores municipaisresponsáveis por planejar as políticas públicas de zeladoria e conservação, além de fiscalizar o cumprimento dos contratos firmados com terceirizadas e concessionárias.