Em novo endereço a partir desta sexta-feira, 16 de maio, o Laboratório Municipal de Arboviroses realizou 71 exames em apenas duas horas – das 7 às 9 horas de hoje.Agora instalado na Avenida Porto Alegre entre a UPA Sara Akemi Ichicava e a Farmácia Central Takeo Watanabe, o Laboratório conta com um espaço que foi ampliado e adequado para atender às necessidades da equipe e da população.
Até a reforma do espaço que anteriormente era ocupado pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a equipe do Laboratório vinha atendendo no PSF da Área Verde. Porém, o grande fluxo de pacientes fez com que a Administração Municipal intensificasse o trabalho para iniciar o atendimento em prédio próprio.
Somente em 2025, de 1.º de janeiro até esta manhã (16 de maio), o Laboratório já contabilizou 3.590 exames clínicos. A coordenadora do espaço, Itala Ferraz, pontua que a unidade é responsável pela realização de todos os exames de arboviroses, as doenças causadas por vírus transmitidos por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. As mais comuns e que mais são testadas em Sorriso são a dengue, chikungunya, zika e febre amarela, transmitidas principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Além destes, o Laboratório Municipal também realiza exames de hanseníase, tuberculose, malária e leishmaniose.
“Temos a oferta de testes rápidos e aplicamos dependendo da quantidade de dias em que o paciente está apresentando os sintomas”, explica Itala. Além dos testes rápidos, também é realizada a coleta de material que é encaminhado para análise do Laboratório Central (Lacen), em Cuiabá que, na sequencia encaminha os resultados para Sorriso.
Ítala frisa que todos os pacientes atendidos no Laboratório Municipal de Arboviroses são direcionados para atendimento via Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.
“Já comunicamos todas as unidades da mudança de endereço do Laboratório, mas vale sempre reforçar que estamos em um novo ponto, na Porto Alegre, entre a UPA e a Farmácia Central”, reforça a coordenadora. Além de procurar o espaço pessoalmente, pacientes e familiares, também podem entrar em contato pelo (66) 3545-8075. Vale lembrar que o Laboratório atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).