Com objetivo de fomentar a economia solidária local e informar sobre a Lei Federal nº 15.068/2024, que estabelece a Política Nacional de Economia Solidária, Rio Branco vai sediar o 1º Seminário do Programa de Formação Paul Singer de Economia Popular e Solidária no dia 27 de maio, no prédio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Acre, das 14h às 17h.
A iniciativa é do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Sebrae, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o governo federal e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
Para a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, o seminário é relevante para o público de economia solidária e empreendedores de pequenos negócios.
“O seminário vai trazer não só a consciência do modelo de negócio, como a política pública nacional, que está sendo atualizada, trazendo esse conhecimento. Vai propiciar também o crescimento das pessoas, para que possam continuar a se desenvolver nesse modelo de negócio e obter mais oportunidades de venda, de participação nos programas, tendo a consciência de como está sendo organizado em nível nacional e de que modo podem se organizar em nível estadual”, destaca.
Ao fim do seminário, será estabelecida a Comissão Especial de Cadastro, Informação e Comércio Justo e Solidário do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol). De acordo com a gestora, o conselho vai oferecer um direcionamento dos cadastros na plataforma e validar o empreendimento como sendo de economia solidária.
Para o superintendente do Trabalho e Emprego no Acre, Leonardo Lani, o objetivo principal do seminário é apresentar à comunidade o Programa Paul Singer de Formação de Agentes de Economia Popular e Solidária, que integra a Política Nacional de Economia Popular e Solidária.
“Paul Israel Singer foi um economista, professor e escritor, criador do conceito de economia solidária. Trata-se de uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, que visa a integrar quem produz, quem vende, quem troca e quem compra, sob os princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário. Entre os objetivos do programa, estão o fortalecimento dos espaços de participação social e a ampliação da capilaridade da economia popular e solidária nos territórios”, explica.
The post Acre recebe 1º Seminário do Programa de Formação Paul Singer de Economia Popular e Solidária appeared first on Noticias do Acre .