O Brasil é um país rico em belezas naturais e também em recursos agrícolas, sendo um dos grandes responsáveis pela alimentação da população nacional e mundial. O país se destaca entre os maiores produtores e exportadores de diversos produtos, como soja, açúcar e proteína animal.
O #MPorPeloBrasil visitou as áreas do Porto de Paranaguá, que se consolidou como referência nacional na exportação de açúcar. Em 2024, o terminal paranaense registrou a movimentação de mais de 7 milhões de toneladas do produto, entre açúcar a granel e ensacado, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Isso mesmo: aquele “docinho nosso de cada dia”, antes de chegar às cozinhas do Brasil e do mundo, muitas vezes passa por lá.
Para 2025, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores. Segundo Gabriel Vieira, diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, a tendência de crescimento continua. “Com uma excelente safra, o açúcar também se torna referência em nossas exportações. Com investimentos em terminais, equipamentos e um novo arrendamento dentro da faixa portuária, Paranaguá se torna uma referência nacional na exportação de açúcar”, afirmou.
Durante a visita, a equipe acompanhou de perto a movimentação de produtos na imensidão da autoridade portuária. O local tem capacidade de escoamento de grãos e farelo de soja de até 9 mil toneladas por hora. São 10 terminais interligados por correias transportadoras em três berços, o que garante um fluxo contínuo de embarque. “Esses 10 terminais, interligados em três berços, atingem uma capacidade de 9 mil toneladas por hora. Isso torna o complexo mais eficiente, mais produtivo e atrativo em termos de custo para os exportadores”, explicou Vieira.
Mas não é só de “docinho” que vive o brasileiro, não é mesmo? O país também se destaca quando o assunto é qualidade de vida e alimentação saudável. E, nesse cenário, a carne de frango tem papel fundamental. Leve, acessível e nutritiva, essa proteína está presente diariamente na mesa das famílias brasileiras e é cada vez mais valorizada no exterior. O Porto de Paranaguá também é estratégico nessa cadeia produtiva, sendo responsável por 30% das exportações brasileiras de carne de frango para mercados exigentes da Europa, Ásia e Oriente Médio.
Vieira destacou ainda os números recordes dos últimos meses. “Movimentamos mais de 66 milhões de toneladas e estamos preparados para 2025. Com investimentos em obras de dragagem, derrocagem, acessos rodoviários e ferroviários, e novos terminais, pretendemos movimentar mais de 70 milhões de toneladas neste ano, atendendo ao agronegócio e à indústria do estado do Paraná e de estados vizinhos”, completou.
Investir para modernizar
O avanço do Porto de Paranaguá segue em ritmo acelerado. O leilão realizado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, em 30 de abril — o primeiro do ano no setor de arrendamentos portuários — incluiu os terminais PAR14, PAR15 e PAR25. A projeção é ambiciosa: dobrar a capacidade de escoamento agrícola, com potencial para movimentar 20 milhões de toneladas adicionais por ano.
“O corredor de importação do Porto de Paranaguá já é um modelo internacional, que influencia inclusive o preço da soja no mercado global. Com os investimentos que estamos realizando, ampliamos a capacidade de 20 para 40 milhões de toneladas, o que reforça a confiança do mercado no nosso potencial logístico”, afirmou Alex Sandro Ávila, Secretário Nacional de Portos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que esses números refletem os investimentos e o empenho do Governo Federal. “Esse desempenho sustenta milhares de empregos diretos e indiretos e fortalece a competitividade do produtor rural brasileiro”, finalizou.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos