Geral Espírito Santo
Concurso de Quadrinhos incentiva alunos a retratarem cultura capixaba
Estão abertas, até o dia 04 de julho, as inscrições para o I Concurso Milson Henriques de Quadrinhos, voltado para alunos do Ensino Fundamental II ...
15/05/2025 18h38
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo

Estão abertas, até o dia 04 de julho, as inscrições para o I Concurso Milson Henriques de Quadrinhos, voltado para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Espírito Santo. A iniciativa busca valorizar a cultura capixaba por meio da arte sequencial, estimulando a criatividade e a expressão dos estudantes. O projeto, que foi contemplado no Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) e Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (Minc), e foi selecionada no edital Artes Integradas, é promovido pelo Coletivo Quadro-a-Quadro.

 O tema do concurso é “Cultura Capixaba” e os participantes devem criar histórias em quadrinhos inéditas, com, no máximo, uma página, abordando elementos, como música, literatura, festas, danças, culinária, paisagens, artistas locais e patrimônios materiais e imateriais do Espírito Santo. Os trabalhos podem ser feitos à mão ou digitalmente, desde que respeitem o formato exigido (4:5, resolução mínima de 1080×1350 pixels).

 O concurso leva o nome do saudoso dramaturgo capixaba Milson Henriques, homenageando seu legado artístico e sua contribuição para o fortalecimento da cultura regional e as inscrições devem ser feitas pelos professores, que também orientam e acompanham o processo criativo dos estudantes. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis em:  https://forms.gle/rmHRdj5q1KQsc5cn7

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 Além de promover a arte e a identidade local, o concurso também premiará os três melhores colocados com valores em dinheiro para alunos e professores orientadores:

As HQs serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por nomes de destaque nas áreas de cultura e educação do Espírito Santo. Os critérios incluem criatividade, pertinência ao tema e domínio da escrita em língua portuguesa. O resultado será divulgado em agosto no Instagram  @coletivoquadroaquadro  e no site do  Coletivo Quadro-a-Quadro , que também poderá publicar as histórias selecionadas, com autorização prévia dos autores.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 Para acompanhar o projeto acesse o Instagram do Coletivo Quadro-a-Quadro ( @coletivoquadroaquadro ).

Milson Henriques

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 Milson Henriques nasceu em São João da Barra, no Rio de Janeiro, em 1938. Atuou como escritor, jornalista, ator, diretor, poeta, desenhista e chargista, criando uma das mais conhecidas personagens das tirinhas capixabas, a simpaticíssima solteirona Marli, publicada diariamente no jornal A Gazeta. No jornal foi chargista e ilustrador, na TV Gazeta apresentou, durante cinco anos, um programa infantil (apresentado por mais dois anos na TV Tribuna). Também foi responsável pela organização do I Festival de Cinema Capixaba e do I Festival de Música do Espírito Santo.

 Recebeu vários prêmios de poesia, crônicas, contos e cartazes, entre eles a Medalha Olavo Bilac, oferecida pelo Exército Nacional “pelo trabalho em prol das crianças capixabas”. Pelo mesmo motivo, foi indicado pelo MEC para o Prêmio Internacional Marconi. Milson Henriques deu aulas de teatro na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), em especial para pessoas da terceira idade, e dirigiu o Teatro Estúdio e o Teatro Municipal de Vila Velha. Sua vida e obra foi tema de escola de samba em Vitória no ano 2000. Milson Henriques faleceu na cidade de Vitória, aos 78 anos, em 25 de junho de 2016.

Serviço:

Concurso Milson Henriques de Quadrinhos

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Espírito Santo

Inscrições:  https://forms.gle/rmHRdj5q1KQsc5cn7

Vagas limitadas

Coletivo Quadro-a-Quadro

contato@coletivoquadroaquadro.com.br

  

>