O Projeto Gincana Pequenos Guardiões deu início à uma nova etapa neste mês de maio, com uma ação educativa com alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco. A iniciativa é do Hospital Jean Bitar (HJB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Para a diretora da escola, Elizabeth Nogueira, a gincana irá contribuir de forma muito importante e beneficiará os alunos. “Nós sempre abrimos espaço quando nos deparamos com esse tipo de projeto, que beneficia a comunidade estudantil, ainda mais que estamos no ano da COP 30. Tudo isso é muito bom, pois os alunos já vão criando esse hábito de cuidar e preservar o meio ambiente. É um ótimo aprendizado”, disse a gestora educacional.
Para tanto, a Comissão de Sustentabilidade do HJB, efetivou o apadrinhamento do estabelecimento de ensino, definiu uma cooperativa parceira para a coleta dos resíduos na escola, adaptou o local para armazenamento de recicláveis e apresentou o projeto para os alunos participantes.
“Desde 2024 todas as nossas escolas já contam com um componente curricular de Educação Ambiental obrigatório para todas as etapas de ensino, uma iniciativa inédita no Brasil. A nova parceria entre o HJB e a Escola Estadual Barão do Rio Branco é uma possibilidade muito positiva para a ampliação das ações de Educação Ambiental na escola, com o desenvolvimento de projetos factíveis com a realidade da unidade estadual e com as necessidades do meio ambiente, tudo isso atrelado a um processo de ensino-aprendizagem sólido e atual. A educação é fundamental no processo de conscientização e deve ser protagonista nas discussões climáticas e de meio ambeiten”, disse Mauro Tavares, coordenador de Educação Ambiental da Seduc-PA.
Compromisso -A proposta reforça o compromisso do HJB com a Educação Ambiental, aliando hospital, escola e comunidade em prol de um futuro mais verde e sustentável. As atividades envolvem alunos do 5º ao 9º ano, com foco na separação correta de resíduos, reaproveitamento de materiais e valorização de cooperativas de reciclagem.
Agora o projeto está na segunda etapa, que iniciou no 1º de maio e vai até o dia 15 de junho, onde estão sendo realizadas palestras educativas sobre a correta segregação dos recicláveis e coleta dos resíduos recicláveis pelos alunos da escola.
“A iniciativa potencializa o que já está no plano pedagógico da escola e aproxima os alunos da prática ambiental de forma lúdica e colaborativa”, destacou Valdecir Viana, membro da Comissão de Sustentabilidade do HJB.
O projeto segue com ações ambientais na escola até o início de julho, onde será divulgado o resultado da gincana com as turmas participantes, e a premiação com Menções Honrosas de participação à escola participante.
O HJB já desenvolve outras ações sustentáveis, como palestras internas e externas, horta hidropônica, jardim sensorial, descarte correto de resíduos, uso de squeezes no lugar de copos descartáveis, e doação de recicláveis para cooperativas locais. O hospital também recebeu certificações como o selo Green Kitchen, o Selo Ouro do projeto Guardião Azul e o certificado internacional I-REC, que atesta o uso de energia renovável.
HJB -O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo INDSH, em parceria com a Sespa.
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
*Com informações de Marcelo Zeno/ Ascom HJB