Cultura Cuiabá - MT
Conselho de Política Cultural reforça estratégias para fortalecer o setor na capital
O secretário de Cultura da Prefeitura de Cuiabá e presidente do Conselho de Política Cultural, Johnny Everson, destacou nesta terça-feira (13), a i...
14/05/2025 23h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT

O secretário de Cultura da Prefeitura de Cuiabá e presidente do Conselho de Política Cultural, Johnny Everson, destacou nesta terça-feira (13), a importância da participação ativa da sociedade civil na construção de estratégias para fortalecer o setor na capital. Essa foi a primeira reunião do conselho no ano.

Johnny Everson enfatizou que o Conselho é a instância em que a sociedade participa diretamente das decisões sobre políticas públicas, incluindo a deliberação sobre o direcionamento de recursos e a aprovação de projetos. Para ele, a cultura se apoia em três eixos fundamentais: o simbólico (relacionado à identidade e à expressão cultural), o econômico (geração de renda e empregos por meio da cadeia produtiva cultural) e o cidadão (promoção da inclusão e da cidadania).

“Os conselhos são os únicos espaços institucionais onde a sociedade tem o direito de construir políticas públicas ao lado do poder público. É aqui que o conhecimento técnico se une ao conhecimento prático, vindo de quem vive a cultura na ponta, no dia a dia”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O secretário também destacou a composição do Conselho, que conta com representantes das secretarias de Economia, Planejamento, Meio Ambiente, Educação e Turismo. Ele ainda ressaltou a importância de uma mudança de mentalidade em relação à cultura. “Essas parcerias fortalecem a compreensão de que a cultura não é uma política secundária, mas estruturante para a sociedade. Quando entendermos o que se pode fazer pela cultura para transformar uma sociedade, perceberemos que ela é, talvez, ao lado da saúde, da educação e da infraestrutura, uma secretaria de extrema importância para toda a sociedade”, pontuou.

Eleito vice-presidente do CMPC, Vicente de Albuquerque Maranhão apontou a modernização da legislação cultural do município como a principal demanda atual do Conselho. “Precisamos de um arcabouço jurídico atualizado, que dialogue com a realidade contemporânea da cadeia produtiva da cultura e que, de fato, assegure a execução da Política Nacional Aldir Blanc com eficácia aqui no município de Cuiabá, onde o Governo Federal está destinando recursos para serem aplicados em projetos culturais da classe”, destacou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Na oportunidade, também foi assinado um termo de posse dos membros do Conselho, composto por oito conselheiros eleitos pela sociedade civil e representantes de diversas linguagens artísticas. Foram pautas da reunião a aprovação do calendário de reuniões ordinárias e a análise de projetos em andamento.

Também foram discutidas a importância da revitalização do Centro Histórico de Cuiabá e a integração entre Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, a cultura é uma peça-chave para o desenvolvimento da sociedade. “O grande desafio que temos como gestores é justamente conseguir mensurar o impacto econômico dos investimentos culturais. Eventos culturais, por exemplo, podem multiplicar significativamente o valor investido, gerando retorno em forma de empregos, renda e arrecadação”, ressaltou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

#PraCegoVer

A foto mostra representantes do conselho, em pé, após reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá.