Geral Gurupi - TO
Gurupi se prepara para o maior Arraiá da história e sediará pela primeira vez o Campeonato Estadual de Juninas
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi Fotos: Arquivo Secom A pouco mais de um mês da abertura oficial, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretari...
14/05/2025 19h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Arquivo Secom

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A pouco mais de um mês da abertura oficial, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, intensifica os preparativos para a realização do tradicional Arraiá da Amizade, que neste ano promete ser histórico, porque, entre os dias 19 e 22 de junho, o município além da festa local, também receberá a 16ª edição do Campeonato Estadual de Juninas, sediado pela primeira vez fora da capital, Palmas.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, a escolha de Gurupi para sediar a competição estadual é um marco para a cidade. “É a primeira vez que o campeonato sai de Palmas, e a Federação ter escolhido Gurupi comprova que o município se destaca em nível estadual na promoção dessa festividade tão querida. Ganhamos muito com essa escolha”, frisou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O evento acontecerá no pátio do Shopping Araguaia, que mais uma vez será transformado com uma megaestrutura para garantir conforto e segurança ao público e aos grupos participantes. A programação será dividida da seguinte forma: nos dias 19 e 20 de junho, a população prestigiará o tradicional Arraiá da Amizade, com apresentações culturais, comidas típicas e atrações regionais; e nos dias 21 e 22, será a vez das quadrilhas competirem pelo título estadual, reunindo 12 grupos juninos de todo Estado, incluindo duas representantes gurupienses.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Temos uma expectativa muito grande quanto ao Arraiá deste ano, principalmente pela visibilidade que Gurupi terá ao receber grupos e torcidas de todo o Tocantins. Isso significa turistas na cidade e estamos mostrando que, além do melhor Carnaval, também somos referência na tradição junina”, pontuou Liliane.

A secretária reforça que a realização de eventos culturais é uma diretriz da gestão da prefeita Josi Nunes, que se preocupa em garantir não só saúde, educação e infraestrutura, mas também cultura e lazer para a população. “É uma preocupação da prefeita promover eventos de qualidade, com boa estrutura e que deem visibilidade ao município. Isso fortalece o turismo e fomenta a economia. A expectativa é que a gente possa trazer muita coisa boa e bonita para Gurupi”, completou.

Para a prefeita Josi Nunes, sediar o Campeonato Estadual de Juninas é um ganho inestimável para Gurupi. “Esse evento representa cultura, tradição, turismo e economia girando na cidade. Teremos dois dias de Arraiá da Amizade, que já é uma festa nossa, e outros dois dias de uma competição que trará visitantes de todo o Estado. Nossa gestão trabalha com seriedade em todas as áreas, e com a cultura não é diferente. Investimos porque sabemos da importância do lazer e da valorização das nossas raízes”, afirmou a gestora.

Pesquisa e planejamento

Além de promover lazer e tradição, o evento também será uma oportunidade para levantamento de dados e planejamento estratégico. A secretária Liliane explica que os Conselhos Municipais de Turismo e de Cultura vão aproveitar o momento para realizar pesquisas de impacto, a exemplo do que já foi feito durante o período do Carnaval. Serão aplicados questionários junto a hotéis, restaurantes, comerciantes e visitantes para conhecer melhor o perfil dos turistas, mapear as demandas e identificar pontos a melhorar.

“Queremos a cada dia entender melhor o nosso turista, e a nossa gente também. Saber o que pensam sobre os eventos, o que pode ser melhorado. Gurupi está no Mapa do Turismo e é forte no turismo de negócios. Agora, vamos consolidar também nossa força no turismo cultural”, finalizou Liliane.