Geral OPERAÇÃO PROTE...
PC prende homem em flagrante por armazenamento de conteúdo sexual infantojuvenil
Ação é parte da operação coordenada pela Polícia Federal em 27 unidades da federação, com foco na prisão de suspeitos desse tipo de crime
14/05/2025 14h24
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Polícia Civil do Pará participou, nesta quarta-feira (15), da operação “Proteção Integral II”, coordenada pela Polícia Federal, que aconteceu simultaneamente em 27 unidades da federação com a participação das policiais Civis e Federais, com objetivo de identificar e prender suspeitos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.

A ação da PCPA aconteceu, na manhã desta quarta-feira (14), através da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meio Cibernéticos (DCCV), unidade vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Nosso objetivo foi dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão, deferido pelo Juízo da 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém. Na ocasião, houve a prisão em flagrante de um homem que armazenava extenso material de abuso sexual infantojuvenil em dispositivos móveis. Ele foi preso no bairro do Coqueiro e com ele foram apreendidos HDs e o aparelho celular que serão periciados pela PCE”, explicou a delegada Lua Figueiredo, titular da DCCV.

A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam para coibir a atuação de criminosos que armazenam, compartilham, vendem e produzem material de abuso sexual de crianças e adolescentes. Além disso, a operação nacional também demonstra o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual das vítimas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Agentes da Polícia Científica do Estado (PCEPA), através da atuação da equipe pericial da Gerência de Perícias em Informática (GPI), também integraram a operação. Eles analisaram o celular encontrado com o suspeito, e também fizeram a extração de dois HD’s de notebook para análise posterior.

“No local, foi realizada uma vistoria preliminar dos dispositivos encontrados. Contudo, é necessário fazer uma análise mais detalhada, por isso, os dispositivos são encaminhados para a PCEPA. Com a utilização de ferramentas forenses poderemos fazer a extração e análises mais profundas dos dados”, explicou o perito criminal, Marcelo Maués.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A Polícia Civil do Pará alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos também no mundo virtual, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.

Texto de Jeniffer Terra (PC), com contribuição de Amanda Monteiro (PCEPA)