Cidades Porto Velho - RO
Oficina de Meliponicultura acontece no dia 24 de maio com foco na preservação ambiental e geração de renda
Evento promovido pela Semagric será das 8h às 14h, na sede da Agro Tropical Amazônia
14/05/2025 14h03
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), promoverá no próximo dia 24 de maio uma oficina de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), voltada para meliponicultores que são criadores de abelhas sem ferrão e interessados no tema.

O evento acontecerá das 8h às 14h, na sede da Agro Tropical Amazônia, localizada na Estrada do Belmont, km 14. A oficina vai além da capacitação técnica: ela visa integrar criadores, promover o manejo sustentável de colmeias e incentivar práticas que respeitam o equilíbrio ambiental.

Durante a atividade, será realizado o manejo de algumas espécies de abelhas com a transferência para caixas de uso racional, que permitem a extração do mel sem danos às colmeias. Também será construído um meliponário para abrigar colmeias resgatadas de áreas de risco.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com Roseval Guzo, gerente de Assistência Técnica da Semagric, a metodologia adotada nas oficinas, iniciada em janeiro deste ano, tem apresentado ótimos resultados.

Durante a atividade, será realizado o manejo de algumas espécies de abelhas com a transferência para caixas de uso racional
“Esse novo formato de trabalho em regime de oficina tem gerado impactos positivos. As trocas de experiências e os mutirões têm proporcionado resultados concretos e reconhecimento tanto social quanto ambiental”, afirmou Roseval.
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, destacou que o evento também será o ponto de partida para a formação de um grupo de discussão voltado para a organização do Dia de Campo da Meliponicultura, previsto para o segundo semestre deste ano. “Queremos avançar ainda mais nesse trabalho com a realização do Dia de Campo, que contará com palestrantes de outros estados, em parceria com a Usina de Jirau”, destacou Rodrigo.

A meliponicultura é uma atividade essencial não apenas para o meio ambiente, mas também para o fortalecimento da economia rural. As abelhas sem ferrão (meliponíneos) são fundamentais para a polinização de plantas nativas e agrícolas, sendo aliadas na preservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e produção sustentável.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além do seu importante papel ecológico, a criação dessas abelhas representa uma oportunidade concreta de geração de renda para famílias rurais, com a comercialização de produtos como mel, pólen e colônias. O mel de abelhas sem ferrão, inclusive, é valorizado por suas propriedades medicinais.

A Semagric reforça o convite para que apicultores, produtores rurais e interessados participem da oficina e conheçam mais sobre essa prática sustentável e promissora.

SERVIÇO:
Local: Agro Tropical Amazônia – Estrada do Belmont, km 14
Data: 24 de maio
Horário: 8h às 14h
Público-alvo: Meliponicultores, apicultores e interessados.

Texto:Jean Carla Costa
Foto:Roseval Guzo

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)