Geral Dourados - MS
Vacinação avança, mas preocupação com ocupação de leitos hospitalares persiste
Quase 3,5 mil pessoas que formam o público alvo buscaram por imunização no último sábado, quando foi realizado o Dia D da campanha de vacinação, ma...
12/05/2025 16h34
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Dourados - MS

Quase 3,5 mil pessoas que formam o público alvo buscaram por imunização no último sábado, quando foi realizado o Dia D da campanha de vacinação, mas meta fixada pelo Ministério da Saúde está longe de ser alcançada pelo município de Dourados

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Dia D da campanha de vacinação contra Influenza atraiu cerca de 3.500 pessoas durante todo dia de sábado, em Dourados. Foto: A. Frota

O Dia D da campanha de  vacinação contra Influenza, realizado no último sábado (10) em Dourados, representou um passo importante na imunização da população contra doenças respiratórias. A mobilização vacinou 3.454 pessoas em todos os postos de saúde do município, demonstrando o empenho da rede pública em proteger os grupos mais vulneráveis.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Até agora, das 43 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 36 mil foram aplicadas. Apesar do avanço, os dados ainda acendem um alerta: apenas 29% do público-alvo foi imunizado até o momento, o que preocupa as autoridades diante do aumento da demanda hospitalar.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, é urgente que mais pessoas procurem os postos. “É essencial que idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e estão ocupando a maioria dos leitos, sejam imunizados o quanto antes. Isso ajuda a evitar o agravamento dos casos e a reduzir a sobrecarga nos hospitais”, destacou. A campanha segue voltada para idosos, crianças pequenas, gestantes, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e pessoas com comorbidades.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Mas, enquanto a vacinação avança, o sistema público de saúde de Dourados enfrenta um cenário preocupante. Com todos os leitos de UTI do Hospital da Vida ocupados, na semana passada, a Prefeitura firmou uma parceria emergencial com o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), que disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para desafogar o atendimento, que serão utilizadas para atender pacientes em estado grave, especialmente com síndromes respiratórias agudas.

Para quem ainda não se vacinou, as doses continuam disponíveis durante a semana, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aos fins de semana, o atendimento ocorre no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h. “A participação da população é fundamental para conter o avanço de doenças respiratórias e evitar o colapso da rede hospitalar. Vacinar-se é um ato de cuidado coletivo, que protege não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade”, enfatizou o secretário Márcio Figueiredo.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0