Pela segunda vez, a técnica de enfermagem Lucélia Sousa aproveitou a campanha do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste paraense, para fazer uma boa ação: doar sangue. Ela é colaboradora da unidade e ficou feliz com a oportunidade de ajudar o próximo.
"É muito importante. Pode não servir hoje para você, mas não sabemos o dia de amanhã. Pode ajudar um familiar, ou qualquer pessoa. Além de fazer bem para si mesmo, você ainda ajuda muita gente. Convido a todos que ainda não são doadores a fazerem a doação", afirmou Lucélia Sousa.
Durante a sexta-feira (9), o Regional de Santarém, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), promoveu a campanha de doação no setor de métodos gráficos, arrecadando 70 bolsas de sangue.
Com o tema "Salve vidas hoje, salve vidas sempre!", a iniciativa da Agência Transfusional do HRBA teve o objetivo de aumentar o estoque para abastecer as unidades de saúde da região, além de sensibilizar colaboradores, acompanhantes e o público em geral sobre a importância deste ato de solidariedade.
O policial militar Carlos Diniz também decidiu fazer a doação durante a campanha do Hospital Regional. Ele tem uma tia que está na unidade para a realização de uma cirurgia. Carlos sabe da importância desse simples gesto não só para a tia dele, mas para vários pacientes em tratamento de saúde.
"Sabemos que a demanda é grande, não só de Santarém mas também de outros municípios vizinhos, e campanhas como essa fortalecem ainda mais o abastecimento para ajudar as pessoas que necessitam desse sangue. Eu já sou doador há 15 anos e estou aqui fazendo a minha parte. Quem tiver condições, é importante doar para ajudar muitas pessoas e salvar vidas. É um ato louvável", ressaltou.
Rede -O HRBA é referência em média e alta complexidade na região do oeste do Pará, sendo abastecido diariamente com bolsas de sangue doadas pela Fundação Hemopa. Até o mês de abril de 2025, o HRBA já havia utilizado 2.461 bolsas de sangue. No ano passado, foram 5.792 transfusões de sangue realizadas, média de 480 bolsas por mês. Em alguns procedimentos, como cirurgia cardíaca, podem ser utilizadas até 15 bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente.
É por isso que a realização de campanhas periódicas é tão importante para a assistência e recuperação dos usuários.
"Temos um perfil de atendimento oncológico e cirúrgico e por isso precisamos de um grande número de transfusões de sangue. O nosso intuito enquanto unidade hospitalar é fomentar a atitude de doação de sangue, para que a gente possa manter o estoque do Hemocentro sempre abastecido e por consequência as agências transfusionais dos nossos hospitais regionais. É um ato de solidariedade: doar sangue é doar vida. É disponibilizar a oportunidade para que outras pessoas tenham acesso a tratamentos e as transfusões que precisam", destacou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Doação de Sangue -Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Elas devem pesar mais de 50kg, estar bem de saúde e alimentadas no dia da doação. Os adolescentes entre 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal para assinar a autorização de doador voluntário de sangue.
O Hemocentro Regional de Santarém atende 22 municípios das regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu, abastecendo 13 agências transfusionais e unidades de saúde no oeste do estado. A unidade fica na Avenida Frei Vicente, n° 696, entre as Alameda 30 e 31, bairro Aeroporto Velho. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.
Serviço:
O Hospital do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sob a administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.