Turismo Turismo
Expoqueijo deverá ter a maior disputa entre estrangeiros de sua história
Mostra e concurso serão realizados de 26 a 29/6 no Grande Hotel e Termas de Araxá. Objetivo é firmar-se como uma vitrine mundial
09/05/2025 21h57
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

O Concurso Internacional de Queijos da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, que acontecerá de 26 a 29/6, no Grande Hotel e Termas de Araxá, deverá receber mais amostras de queijos do exterior, especialmente da Europa e da América Latina, do que no ano passado. 

A expectativa dos organizadores é superar as edições anteriores, que contou com a participação de representantes de 14 países. “Limitamos o número de inscritos, medida que, segundo nossa experiência, favorece a diversidade. Estamos consolidando a ExpoQueijo como uma vitrine global para o queijo artesanal regularizado, um segmento que cresce de forma impressionante”, afirma Maricell Hussein, organizadora do evento.  

As inscrições para o Concurso, considerado o maior do gênero das Américas, já estão abertas. Podem participar produtores de queijos com algum tipo de registro junto às autoridades sanitárias do país de origem.  

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial www.expoqueijobrasil.com.br , até 30/5. Em 2024, a competição reuniu 1.110 queijos, provenientes de 14 países. O grande campeão foi o Queijo 4 Esquinas, da Quesería Ventimiglia, na Argentina. O Brasil nunca ganhou o prêmio principal, mas teve inscritos de 19 estados e do Distrito Federal no ano passado. 

O Concurso 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Com curadoria da equipe técnica da Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes , o concurso adota um sistema exclusivo de avaliação desenvolvido especialmente para o evento. Os queijos inscritos são analisados por um grupo de jurados nacionais e internacionais treinados, com base em sete atributos sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Os premiados recebem medalhas de ouro, prata e bronze em cada categoria, além do prêmio máximo, o Super Ouro, concedido ao queijo de maior pontuação entre todos os concorrentes. 

A edição de 2025 conta com cerca de 45 categorias de queijos, incluindo produtos feitos a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas. O regulamento foi revisado para facilitar a compreensão por parte dos produtores e evitar dúvidas no momento da inscrição. Assim como em 2024, a avaliação será dividida em três fases, com equipes diferentes de jurados em cada etapa, garantindo a isenção e a excelência técnica do concurso. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Outras atrações 

Além do Concurso Internacional, a ExpoQueijo Brasil 2025 - Araxá International Cheese Awards- conta com uma Feira Internacional de Negócios com estandes que valorizam o consumo de produtos da agricultura familiar. O Fórum Internacional desenvolve uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural. A vila gastronômica e cultural promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional. Uma união dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições. 

Celebração de um patrimônio 

 A edição de 2025 da ExpoQueijo Brasil também será marcada por uma celebração histórica: o reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A decisão, anunciada em dezembro de 2024, coloca oficialmente o QMA no seleto grupo de alimentos com valor cultural reconhecido globalmente. Durante o evento, o público poderá vivenciar essa conquista por meio de programações especiais que destacam as tradições, os territórios produtores e os saberes que há mais de 300 anos moldam a identidade alimentar mineira. 

 “Esta será uma edição emblemática. Vamos celebrar o queijo que é símbolo da nossa cultura, das nossas famílias, do nosso jeito de viver. O reconhecimento da Unesco valoriza não só o produto, mas principalmente as pessoas por trás dele: os produtores, suas histórias, sua luta por manter viva uma tradição secular”, afirma Maricell Hussein. A ExpoQueijo vai homenagear os territórios do QMA com exposições, oficinas, rodas de conversa e experiências sensoriais, criando uma conexão direta entre o público e os modos de fazer que sustentam esse patrimônio. 

Com cerca de 9 mil produtores e uma movimentação anual superior a R$ 2 bilhões, o Queijo Minas Artesanal representa uma força econômica e cultural em Minas Gerais. Ao receber destaque internacional, ganha ainda mais potencial para abrir mercados, atrair turistas e fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.  O evento é realizado pela Bonare com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG; Governo de Minas , por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas Emater-MG , Epamig-ILCT e IMA , Secretaria de Cultura e Turismo de MG e Prefeitura de Araxá.