Cidades DESENVOLVIMENT...
Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU) retoma atividades
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU) reuniu-se, na tarde desta quarta-feira,7, em Belém, no Palácio Antonio Lemos. Com a presença d...
08/05/2025 17h34
Por: Redação Fonte: Agência Belém

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU) reuniu-se, na tarde desta quarta-feira,7, em Belém, no Palácio Antonio Lemos. Com a presença do prefeito e presidente do Conselho, Igor Normando, o colegiado retomou as atividades após um período de hiato, em função da troca de comando na gestão municipal. 

O prefeito Igor Normando deu as boas-vindas aos membros do CDU e destacou seus objetivos à frente do colegiado. “Meu objetivo aqui é buscar convergências e o cumprimento dos ritos legais, para que a gente consiga ter decisões claras e apontamentos firmes para a cidade de Belém”, frisou. 

O CDU é composto por 18 membros divididos entre representantes do poder público e da sociedade civil. Nesta primeira reunião da atual gestão municipal, cada conselheiro presente se apresentou aos demais e apontou questões que considera relevantes para o seguimento dos trabalhos, como a construção da revisão do Plano Diretor Urbano de Belém, que está em andamento. “Para nós, é fundamental que o desenvolvimento da cidade esteja conjugado com a justiça social. Por isso, desejo que este conselho seja um conselho mais politizado do que político, para que possamos construir um legado para a cidade”, completou o prefeito Igor Normando.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Nessa linha de pensamento, ficou definido que na próxima reunião do conselho, marcada para 26 de maio, será apresentado para todos os membros o estudo realizado pela Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA), sobre a revisão do Plano Diretor Urbano de Belém, contratado ainda na gestão anterior. “Essa discussão sobre o Plano Diretor é fundamental, pois precisamos pensar a cidade como um espaço onde todos possam ser beneficiados, pois hoje, infelizmente, todo mundo faz o que quer do jeito que quer”, ponderou Igor Normando.

Assim, na próxima reunião do CDU, além da apresentação do estudo, também serão discutidas questões referentes à composição das câmaras técnicas temáticas dentro do conselho, conferência estadual das cidades, entre outros assuntos. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0