Geral REFERÊNCIA
Hospital Abelardo Santos mantém índice de satisfação acima de 90% entre os usuários
Usuários destacam aspectos como a qualidade da assistência médica e da equipe multiprofissional, além da infraestrutura da unidade em Icoaraci, Belém
08/05/2025 09h33
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Stefany contou que já buscou auxílio médico oito vezes no Hospital Abelardo Santos. “Tenho confiança”, disse ela.

Nos quatro primeiros meses de 2025, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, manteve um índice de satisfação superior a 90% entre seus usuários. Isso quer dizer que, a maioria avalia de forma positiva os serviços prestados pela unidade, destacando aspectos como a qualidade da assistência médica e multiprofissional, além da infraestrutura do local.

Alessandra Rodrigues, 21 anos, afirmou que decidiu dar à luz ao primeiro filho, no HRAS, “pela confiança no local”. A autônoma pesquisou o funcionamento do complexo obstétrico, considerou relatos de outras mães e levou em conta o índice de satisfação. “Esse é um momento único, então escolher o Hospital Abelardo Santos para o nascimento do amor da minha vida foi acertada”, acrescentou ela.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Profissional do 'Aberlado Santos' apresenta os bons resultados do hospital em evento nacional de Ouvidorias em Brasília (DF)

Além da assistência obstétrica - com uma média de cinco mil partos por ano -, o HRAS também é referência na assistência infantil, tendo realizado mais de 60 mil atendimentos neste perfil em 2024. E é por meio desse serviço de urgência e emergência que a autônoma Stefany Oliveira, de 25 anos, costuma buscar atendimento para o seu filho, Wilian Oliveira, atualmente com dois anos.

Stefany parabenizou toda a equipe e destacou a importância do hospital para a população: “Essa não é a primeira vez que procuro o ‘Abelardo Santos’ com o meu filho. Como ele tem imunidade baixa, acaba precisando de assistência médica rápida e especializada. Posso dizer que o hospital foi um presente para mim, que sou moradora do distrito, mas também para todos os paraenses”, explicou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Tânia Camelo em sessão de hemodiálise no 'Abelardo Santos': “Se estou viva, é porque tive o suporte necessário da equipe”.

Pelo menos três vezes por semana, Tânia de Souza Camelo, de 42 anos, precisa ir ao hospital para sessões de hemodiálise. “Descobri a doença renal aos 28 anos. Não foi fácil. Mas, graças a Deus, encontro todo o suporte necessário no Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HRAS, com médicos e toda uma equipe de psicólogos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas e outros profissionais”, pontuou.

Foram destacados outros pontos pelos usuários, como atendimento humanizado e resolutividade rápida dos problemas. Em seguida, ações como os projetos “Laços de Amor” e “Visita Religiosa”, que oferecem conhecimento, acolhimento e momentos de conforto. Por fim, destacaram ainda o acesso ao tratamento com alta segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Pesquisa

Para alcançar esse resultado, o Hospital Abelardo Santos realiza pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), um canal de comunicação acessível ao cidadão. Para isso, os colaboradores estão preparados para acolher o público com escuta qualificada, fornecer informações complementares e esclarecer dúvidas durante o processo de atendimento.

Para utilizar este serviço, basta se dirigir à recepção do Bloco C ou entrar em contato pelo número de WhatsApp (91) 99270-0381, para registrar sugestões, reclamações e elogios de maneira prática e ágil. Cinco profissionais estão à disposição para esse atendimento: um assistente administrativo, quatro auxiliares administrativos, um jovem aprendiz e a responsável pela coordenação do setor.

“Esse tipo de serviço é mais uma das várias ferramentas oferecidas aos nossos usuários para buscarmos melhorar mais o atendimento. A pesquisa de satisfação é justamente para evidenciar todo um trabalho em equipe, onde é possível comprovar um cenário positivo e que faz total diferença na entrega dos nossos serviços, focado sempre na humanização”, destaca a coordenadora do SAU, Hellen Monteiro.

Para a diretora-geral do HRAS, Ednise Amaral, a busca é incessante pela qualificação dos profissionais para oferecer o melhor atendimento e infraestrutura aos pacientes. “E os resultados são esses: além dos relatados, uma pesquisa que mostra o esforço e dedicação de todos os colaboradores. Além disso, a população merece a qualidade no serviço hospitalar e que ele seja eficaz”, garante.

Reconhecimento

Em março passado, o Hospital Abelardo Santos apresentou esses indicadores no Encontro Nacional da Ouvidoria Geral do SUS (ENOuvSUS2025), realizado em Brasília, no Distrito Federal. O evento, promovido pela Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde (OuvSUS/MS), teve como meta estabelecer princípios e diretrizes para a formulação da Política Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde.

O supervisor do SAU, Cássio Calderaro, foi quem representou a unidade na ocasião. “A nossa proposta foi bem acolhida, evidenciando o compromisso do hospital com a promoção de um atendimento mais humanizado. A participação também possibilitou o fortalecimento de parcerias estratégicas com outras instituições, contribuindo para o aprimoramento das ações da Ouvidoria”, concluiu.

O HRAS é a maior instituição de saúde pública do Governo do Pará. A unidade é gerida pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Oferece atendimento de urgência e emergência nas áreas ginecológica e pediátrica, com pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do suporte nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn).