Geral Maranhão
Mais de 140 municípios participam do Encontro Estadual de Secretários(as) Municipais da Agricultura Familiar
O Encontro teve como foco reunir os gestores municipais do setor rural e oportunizar um espaço de apresentação de políticas públicas, troca de expe...
07/05/2025 15h53
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Mais de 140 secretários e secretárias municipais da Agricultura Familiar, de diversas regiões do Maranhão, participaram do 1º Encontro Estadual de Secretários(as) Municipais da Agricultura Familiar, realizado nesta terça-feira (6), em São Luís. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O Encontro teve como foco reunir os gestores municipais do setor rural e oportunizar um espaço de apresentação de políticas públicas, troca de experiências e diálogo sobre o desenvolvimento rural dos municípios. Durante o evento, a SAF realizou lançamentos e entregas importantes para o fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão.

Entre as ações, destaque para o lançamento do novo edital exclusivo para expositores da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), voltado a quem desenvolve atividades, projetos ou trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento ligados à agricultura familiar. As inscrições já estão disponíveis no site [url=http://www.saf.ma.gov.br]http://www.saf.ma.gov.br[/url] e seguem até 6 de julho. A 3ª Femaf ocorrerá de 25 a 28 de novembro, na Lagoa da Jansen, e, nesta edição, estará inserida no contexto da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar.

Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a secretaria tem buscado, ao longo dos últimos anos, ouvir o poder público e a sociedade civil nos debates voltados à temática rural, por entender que o avanço da agricultura familiar depende da união entre os poderes estadual e municipal.

“As políticas públicas para a melhoria da vida dos nossos trabalhadores rurais precisam ser efetivadas com a união de várias esferas governamentais. Este I Encontro é justamente para ouvirmos e debatermos ações, além de nos colocarmos à disposição dos municípios para esclarecer dúvidas sobre os programas executados pela Secretaria”, destacou Bira do Pindaré.

Durante o Encontro, foi apresentado ao público o novo Selo Gosto do Maranhão, que marca uma nova fase de ampliação do acesso dos agricultores familiares à identificação de seus produtos de origem. O selo fortalece as identidades sociais e produtivas dos diversos segmentos da agricultura familiar perante os consumidores. Também foi anunciada a criação do Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar, que terá como objetivos apoiar os trabalhadores rurais na melhoria da qualidade dos produtos, qualificação, certificação e acesso a mercados.

Com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão, foram entregues laudos de recomendação de adubação realizados pelo laboratório móvel de análise de solos – o Fertmóvel. Com os resultados das análises em mãos, os agricultores poderão investir em suas produções com recomendações técnicas adequadas de correção e adubação, garantindo maior produtividade.

Do município de Sítio Novo, a secretária adjunta da Agricultura Familiar, Raimunda Carreiro, destacou a importância do Encontro e do recebimento dos laudos elaborados pelo Fertmóvel. “Estamos muito agradecidos por este evento enriquecedor. Para nós, gestores públicos da agricultura, foi uma oportunidade de conhecer novas ações e buscar o fortalecimento das políticas nos municípios. Hoje, voltamos para Sítio Novo com os laudos de análise de solo, que ajudarão nossos produtores a fazer a correção adequada e, assim, melhorar sua produção”, afirmou Raimunda.

Outro destaque do Encontro foi a apresentação do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural, que visa o desenvolvimento econômico e social estratégico no campo e o combate à fome, por meio de ações integradas. O secretário-chefe da Casa Civil recebeu o documento e afirmou: “O Maranhão é um estado rural, e esse Encontro serviu como uma ponte de diálogo para fortalecer as ações voltadas aos homens e mulheres do campo.”

O município de Imperatriz também marcou presença no evento. O superintendente municipal de Agricultura, Johnson Alves, elogiou a iniciativa: “Uma ação louvável que engrandece a agricultura familiar do Maranhão, especialmente do nosso município. Parabéns à SAF pelo trabalho incansável.”