Cidades João Pessoa - PB
Prefeitura capacita profissionais para iniciar vacinação nos hospitais públicos e privados da Capital
A Prefeitura de João Pessoa está completando o ciclo de capacitação para programação da vacinação contra Influenza dos trabalhadores de saúde, que ...
07/05/2025 14h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de João Pessoa - PB

A Prefeitura de João Pessoa está completando o ciclo de capacitação para programação da vacinação contra Influenza dos trabalhadores de saúde, que integram o grupo prioritário e atuam nos hospitais públicos e privados na Capital. A capacitação acontece no auditório da Central de Imunobiológico – Rede de Frio, no bairro de Água Fria.

Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB

As vacinas das campanhas atuais são trivalentes e protegem contra os tipos de vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, que são os vírus de maior importância epidemiológica, de acordo com a própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os profissionais de saúde da rede municipal visitarão todos os hospitais públicos e privados, com data previamente programada e acordada com as instituições para promover essa prevenção. “Todos os anos, dentro das campanhas de vacinação, promovemos essa vacinação nos hospitais para todos os trabalhadores. Essa prevenção é importante pois protege o trabalhador que está mais exposto na assistência, por isso convocamos e alertamos para a importância desse profissional estar protegido”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para esta ação preventiva nos hospitais, além dos profissionais de saúde da Prefeitura de João Pessoa, está sendo pactuado uma parceria com a coordenação do curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que dará suporte com os estudantes que estão no módulo prático do estágio supervisionado.

“Estamos trabalhando para promover a vacinação contra Influenza de todo o grupo prioritário sabendo que estão mais expostos e são mais suscetíveis. Destacamos que os trabalhadores de saúde também precisam estar com o documento vacinal atualizado, lembrando que além da vacina que protege contra Influenza, este grupo também deve tomar as doses que protegem contra Hepatite B, dTpa acelular para adulto, Tríplice Viral e Covid-19”, completou Fernando Virgolino.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais. A Covid-19 e a Influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas.

Sobre a Influenza – É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito. A vacina promove a proteção contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0