Cidades Alagoinhas - BA
Oficina define diretrizes para o Plano de Ação da Educação Municipal 2025-2028
A Secretaria de Educação de Alagoinhas (Seduc) realizou, nesta terça-feira, 06, uma oficina de planejamento estratégico com foco na elaboração do...
07/05/2025 10h31
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

A Secretaria de Educação de Alagoinhas (Seduc) realizou, nesta terça-feira, 06, uma oficina de planejamento estratégico com foco na elaboração do Plano de Ação para o quadriênio de 2025 a 2028. O encontro, que ocorreu no auditório da Pastoral do Menor, reuniu diretores da Seduc e representantes de secretarias municipais que atuam de forma integrada com a Educação, como as de Planejamento, da Fazenda, de Desenvolvimento Social, Controladoria, Obras e Saúde.

Os participantes analisaram o histórico e indicadores atuais da educação municipal, bem como propuseram ações para atingir as metas estabelecidas para os próximos quatro anos. O planejamento foi estruturado em torno de quatro eixos principais: pedagógico; administrativo e financeiro; infraestrutura escolar; e valorização dos profissionais da educação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Para que o pedagógico funcione bem, é necessário que todas essas áreas também funcionem adequadamente. É preciso que nossos indicadores balizem as ações e nos mostrem os grandes desafios e os caminhos que devemos seguir para ter uma rede eficaz, em que o aluno aprenda”, explica Cris Ferreira, diretora pedagógica da Seduc.

Para o prefeito Gustavo Carmo, que participou da oficina, o momento é decisivo para garantir o avanço da educação no município e evidencia a importância de seguir de forma consistente para alcançar os objetivos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Fico muito feliz de participar desse momento e de ouvir nas discussões palavras como diagnóstico, monitoramento e planejamento. A força da nossa administração, do nosso compromisso com Alagoinhas passa prioritariamente pela educação de nossas crianças. Essa integração entre as secretarias mostra nosso compromisso com uma gestão eficiente e voltada para resultados reais”, disse Gustavo.

Valorizando a importância do planejamento, o vice-prefeito Luciano Sérgio ressaltou que sua execução é uma prática essencial para romper a ideia do fazer apenas por fazer. “O diagnóstico da realidade que vivemos é fundamental para prospectarmos um novo olhar e novos resultados para a educação. Nossa presença aqui, minha e do prefeito, não é meramente política, mas mostra quem acredita na educação e quer arregaçar as mangas para fazer funcionar”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Rita Bastos, secretária municipal de Educação, considera o momento um marco estratégico para educação de Alagoinhas e reafirma o compromisso coletivo com a educação pública de qualidade. “As experiências e olhares de todos os que participam da oficina são a base para superarmos os desafios e avançarmos juntos. Essa jornada, cuja responsabilidade é compartilhada por todos, será norteada por elementos fundamentais para chegar aos resultados que esperamos”, declarou.

Educação Continuada

Na ocasião, o prefeito Gustavo Carmo assinou a Carta de Adesão a mais um ciclo do projeto Educação Continuada, financiado pela empresa Bracell e executado pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). O projeto atua diretamente com a Educação Infantil do município, formando professores, coordenadores e gestores desse segmento.

Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, explicou que “a estratégia aposta na formação dos profissionais de educação, para qualificar sua atuação em sala de aula e o trabalho com os gestores para que a educação se torne cada vez mais uma politica de Estado, e não de governo.”

“Nosso objetivo é estabelecer um plano de trabalho colaborativo, pensando na qualificação das práticas de Educação Infantil. Além disso, trabalhamos com mobilização sociopolítica e com as famílias envolvidas”, completou Ana Falcão, coordenadora pedagógica do Icep.

Fotos:Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas