Geral Receita Estadual
Receita 2030+ completa dois anos com avanços para simplificação e modernização tributária no Rio Grande do Sul
O Receita 2030+, conjunto de 30 iniciativas da Receita Estadual para modernização da administração tributária gaúcha, completou dois anos no final ...
03/05/2025 10h51
Por: Redação Fonte: Secom RS

O Receita 2030+, conjunto de 30 iniciativas da Receita Estadual para modernização da administração tributária gaúcha, completou dois anos no final de abril. Com foco em gerar valor público para a sociedade, o programa já trouxe, desde o seu lançamento, avanços representativos em temas estratégicos como a simplificação das obrigações, o diálogo e o relacionamento com os contribuintes, a conformidade tributária, o desenvolvimento econômico e social e a transformação digital dos processos de trabalho e dos serviços.

Ao todo, são mais de 50 projetos em andamento nas mais variadas frentes de trabalho, impulsionando a modernização, a inovação e a eficiência de forma integrada e em todas as áreas da administração tributária gaúcha. Entre as principais entregas nestes primeiros dois anos estão soluções que impactam diretamente na vida dos cidadãos, ferramentas tecnológicas, aproximação com os públicos, adequação às melhores práticas internacionais e avanços nos processos de trabalho. Veja a seguir algumas iniciativas e suas principais entregas já realizadas.

Para os próximos anos, a estratégia da Receita Estadual está direcionada ao desenvolvimento socioeconômico do RS, com participação ativa, inclusive, na implementação da reforma tributária nacional. Os servidores do fisco gaúcho vêm atuando em diversos grupos de trabalho nacionais e grupos de trabalho internos, visando preparar a instituição para a adoção do novo regime tributário e os impactos práticos da mudança, no curto prazo — especialmente durante o período de transição — e longo prazo. Em paralelo, a Receita Estadual também segue priorizando medidas que promovam a conformidade tributária, a simplificação das obrigações a e a transformação digital dos serviços prestados aos contribuintes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Estamos envolvidos na definição das normas do novo sistema tributário, sempre buscando o equilíbrio federativo e a simplificação na operacionalização do novo tributo. Também temos muito a contribuir com a criação do cashback nacional, inspirado em nossa política pioneira de devolução do ICMS às famílias de baixa renda. No futuro, nosso objetivo é implementar um comportamento tão proativo, cooperativo e facilitador a ponto de levar o fisco a um “modelo de invisibilidade”, em que o contribuinte tem tudo na palma da mão, de forma digital”, destacou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Saiba mais sobre o Receita 2030+

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Lançado em 2023, o Receita 2030+ é um marco evolutivo do Receita 2030, que promoveu um amplo processo de modernização da administração tributária gaúcha entre 2019 e 2022. A segunda fase do programa conta com iniciativas novas e reestruturadas, organizadas em seis eixos estratégicos: simplificação, diálogo e relacionamento, conformidade tributária, desenvolvimento econômico e social, desenvolvimento institucional e transformação digital. O foco é gerar valor público e entregar uma Receita Digital para a sociedade.

Texto: Ascom Sefaz/ Receita Estadual
Edição: Secom

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0