Geral SAÚDE
Sespa reúne com coordenadores municipais de saúde bucal e reforça compromisso com a odontologia pública do Pará
Além do evento, Sespa e Ministério da Saúde ainda realizaram visita técnica para implantação de projeto-piloto voltado ao atendimento odontológico ...
01/05/2025 19h51
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, promoveu o “Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal”, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). A programação, que reforça o compromisso com a odontologia pública do Estado, aconteceu no auditório José Vicente Miranda, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na quarta-feira (30).

A Coordenadora Estadual de Saúde Bucal da Sespa, Alessandra Amaral, destaca que a iniciativa foi muito mais que um evento técnico, foi um verdadeiro divisor de águas para a odontologia pública do Pará.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Com a presença honrosa da doutora Doralice Severo, coordenadora-Geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, e sua equipe técnica, além de representantes da USP, Cosems, Sespa, CRO-PA, UFPA, gestores e profissionais de saúde de diversos municípios, vivenciamos um momento de união, inspiração e construção coletiva”, enfatizou.

A discussão e o fortalecimento de políticas públicas na área da saúde bucal entre especialistas e gestores para o desenvolvimento da saúde em âmbito nacional e regional, foram os pilares do encontro.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“O encontro reafirmou o compromisso com uma odontologia mais forte, integrada e transformadora — que coloca o cuidado com as pessoas no centro da política pública de saúde”, ressaltou a coordenadora Alessandra.

COP 30

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O evento teve como tema principal a “Saúde bucal e sustentabilidade no SUS: desafios e possibilidades nas pesquisas”, indo ao encontro das intencionalidades da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climática- COP 30, que será realizada este ano capital paraense.

Durante o encontro, importantes pautas estratégicas foram debatidas, como a organização e descentralização das redes de cuidado ao câncer bucal e aos pacientes com necessidades especiais; a inclusão efetiva da saúde bucal na COP 30, como pauta imprescindível para a saúde global e a fluoretação das águas de abastecimento, destacada como prioridade para o Estado, com total apoio do Ministério da Saúde.

A coordenadora estadual de saúde bucal ressaltou com emoção a importância do momento, e reforça que o Pará se consolida como referência nacional em saúde bucal, sendo contemplados com projetos pilotos inovadores que une tecnologia e compromisso com a equidade, fortalecendo ainda mais a saúde pública do nosso povo.

“Parabenizo e agradeço a todos os gestores e profissionais de saúde que fizeram parte dessa história. Estamos escrevendo, juntos, um novo capítulo para a saúde bucal no Pará e no Brasil. Esse evento, realizado às vésperas do Dia do Trabalhador, com o auditório lotado, representa o nosso compromisso com a população paraense,” frisou Alessandra.

Avanços -Durante a semana, também foi realizada uma visita técnica pela da coordenadora-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e representantes da sua coordenação, articulada pela coordenação estadual de saúde bucal, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEMO), unidade selecionada para sediar um projeto-piloto que tem como objetivo transformar o estado do Pará em referência nacional em tecnologia voltada ao atendimento odontológico especializado em prótese.

A iniciativa reafirma o compromisso conjunto entre os entes federativos para a modernização dos serviços de saúde bucal no Estado, com foco na ampliação do acesso, na qualificação do cuidado e na inovação tecnológica.

“A visita da CGSB ao Pará representa um marco para a saúde bucal do nosso estado. A escolha do CEMO como unidade piloto, reflete o reconhecimento do nosso potencial e o compromisso com uma odontologia pública cada vez mais tecnológica, acessível e humanizada. Estamos construindo um futuro mais digno para a população paraense”, afirmou a Alessandra.

Texto: Suellen Santos - Ascom Sespa