Uma reunião de alinhamento com palestrantes e parceiros do Hospital Materno Infantil (HMI) de Marabá foi realizada na segunda-feira, 28, para discutir a programação da I Jornada para redução da Mortalidade Materna, que será promovida no dia 28 de maio, no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, voltada aos médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde.
O dia 28 de maio foi instituído como o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também definido pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Nesta data reforça-se a importância de debater ações sobre a saúde da mulher de forma integral, além de promover discussões relacionadas à mortalidade materna. Ou seja, também é um dia para refletir os direitos das gestantes e puérperas, como ressalta o médico e diretor técnico do hospital, Fábio Farias.
“É um momento em que serão discutidos questões médicas, questões sociais, questões pessoais e necessárias para a promoção da saúde da mulher. E nós vamos reunir, no dia 28 de maio, médicos e enfermeiros, tanto de Marabá quanto da Atenção Básica de outros municípios que o Hospital Materno Infantil presta atendimento, para discutir sobre as principais causas de mortalidade materna e também fetal, que a gente chama perinatal. A proposta para a redução de mortalidade materna é uma proposta de melhoria das políticas de saúde pública para toda a região”, enfatiza.
Uma das palestrantes do evento será a ginecologista e obstetra Luma Carolynne Oriente, que vai tratar sobre as identificações dos fatores de risco. Ela afirma que essa reunião foi apenas um passo inicial. “Esse é o início de uma jornada super interessante e importante para o município, que é na prevenção da morte materna, um tema tão sensível e que é de enorme significância, afinal a gente reduzindo isso traz um conforto, uma segurança maior para a paciente num momento tão delicado que é o momento da gestação”, revela.
A psicóloga e primeira-dama Lanúzia Lobo participou das discussões sobre a programação do evento. “Fico feliz em ver um diretor do hospital tão engajado, se mobilizando para investir mesmo na profissionalização, para fazer com que todos os servidores, todas as equipes que são engajadas no cuidado com as mães, elas possam estar juntas, unidas e sensíveis às demandas e às necessidades dessas mães e dessas mulheres”, prospecta.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio
The post Saúde: Reunião no HMI alinha detalhes da Jornada para redução da Mortalidade Materna appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .