Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), realiza aFeira Artesão Nota 1.000dentro de um órgão do município.
A iniciativa é realizada há dez anos em instituições do Estado, com o objetivo delevantar recursos para terapias ocupacionais de pacientes de longo prazoda Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, do Hospital Abelardo Santos e do Hospital Ophir Loyola.
“Estamos muito felizes com o apoio da Prefeitura a nossos pacientes e colaboradores desta feira. É mais uma oportunidade de levantarmos recursos e divulgar esse trabalho tão importante”, disse Josiane Muniz, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Pará e coordenadora da feira.
A Feira Artesão Nota 1.000 está sendo realizada na sede da Sedcon, na avenida Dr. Freitas, 2272, nestaterça-feira, 29, e quarta-feira, 30, das 9h às 15h. Estão à venda roupas, bijuterias, cosméticos, livros, acessórios e artigos de papelaria.
“Achei bem interessante a feira para quem não tem tempo de ir às compras, durante a semana, e encontra boas opções aqui, em pleno ambiente de trabalho”, disse a servidora Sandra Paixão, 50 anos.
Cerca de30% das 70 colaboradoras da feira são pacientes de longo prazo dos hospitais estaduais que fazem parte do projeto, como Márcia Souza, 47 anos. Depois de realizar um transplante de fígado, a paciente da Santa Casa de Misericórdia espera por um transplante de rim. A venda de roupas na feira ajuda a custear parte do tratamento.
“Esse apoio da Prefeitura traz um pouco de tranquilidade ao nosso coração. Só quem passa por dificuldades de saúde, e que ainda perduram, sabe o quanto é difícil e custoso o tratamento”, afirmou Márcia.
“Quando nos propuseram abrir as portas da nossa secretaria para a realização desta feira, ficamos muito felizes. Nossa secretaria prioriza não apenas o desenvolvimento econômico, mas a humanização. Receber esta feira é abraçar cada um dos pacientes que lutam pela vida com resiliência e dignidade”, destacou André Cunha, secretário de Desenvolvimento Econômico.