Geral Mato Grosso do Sul
Procons municipais criam colegiado para ações conjuntas em Mato Grosso do Sul
Gestores dos Procons municipais de Mato Grosso do Sul criaram, nesta semana, um colegiado voltado à promoção de ações conjuntas que fortaleçam a pr...
29/04/2025 06h51
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

Gestores dos Procons municipais de Mato Grosso do Sul criaram, nesta semana, um colegiado voltado à promoção de ações conjuntas que fortaleçam a proteção, orientação e defesa dos direitos dos consumidores sul-mato-grossenses.

Inicialmente, o grupo é composto por representantes de 10 dos 45 Procons municipais do Estado e tem como objetivo articular e implementar políticas públicas que assegurem o respeito aos direitos dos consumidores, além de promover a equidade nas relações de consumo.

De acordo com o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, a criação do colegiado representa um marco histórico na relação institucional, pois amplia a participação dos gestores municipais na formulação, execução, financiamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de defesa do consumidor no Estado.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Sobre o Colegiado

O COGEMODC-MS (Colegiado de Gestores Municipais de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) é composto por servidores designados pelas administrações municipais para atuar nos respectivos Procons. As reuniões do colegiado estão previstas para ocorrer trimestralmente.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A diretoria-executiva da organização foi eleita, na última quinta-feira (24), definindo como presidente Walder de Freitas (Procon Chapadão do Sul), vice-presidente Carla Rafaela da Silva Lima (Procon Aparecida do Taboado), secretário de Coordenação Técnica Luiz Thomaz de Aquino Júnior (Procon Caarapó), secretária de Articulação Nikely Alves Costa (Procon Bela Vista) e secretário de Assuntos Jurídicos José Wilian Silveira Domingues (Procon Amambai).

Os membros da diretoria devem obrigatoriamente ser gestores municipais de proteção, orientação e defesa do consumidor, sendo que a perda dessa condição implica automaticamente na perda do cargo no colegiado. O mandato da diretoria é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O estatuto do colegiado também prevê a criação do CRR (Conselho de Representantes Regionais), com a indicação de dois membros titulares e dois suplentes para representar as seguintes regiões: Campo Grande, Pantanal, Sudoeste, Norte, Bolsão, Grande Dourados, Sul Fronteira, Cone Sul e Leste.

Segundo o presidente do COGEMODC-MS, Walder de Freitas, "daqui para frente, vamos estreitar o relacionamento com o Procon Estadual e oferecer mais estrutura aos Procons municipais, possibilitando a realização de audiências e a aplicação de sanções".

Walder acrescenta ainda que a Aprocons (Associação dos Procons de Mato Grosso do Sul) será convidada a participar dessa articulação conjunta. Já os nomes dos integrantes do Conselho de Representantes Regionais vão ser definidos em maio.

Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS
Fotos: Kleber Clajus