Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas
Riscos e prevenção de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) foram tratados no programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (28), na TV Assembleia. Na conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, o médico intensivista Felipe Amado, coordenador do Programa de Combate ao Infarto, abordou os programas Salva Coração e Cada Minuto Importa, de combatem às doenças.
De acordo com Felipe Amado, o infarto corresponde a 30% da mortalidade no Brasil, uma doença com alta prevalência. Ele explicou que os programas de combate ao infarto e AVC são importantes para incentivar o tratamento rápido dos pacientes acometidos desses problemas, para que não evoluam para um desfecho pior.
“A cada minuto que um paciente fica sem tratamento após ter um infarto, ele perde 11 dias na sobrevida. E a cada período que o paciente tem uma artéria obstruída no cérebro, ele perde neurônios. Tempo é vida, quanto mais cedo esses pacientes são tratados, maior é a chance de sobreviver, e sobreviver sem sequelas”, explicou.
A entrevista abordou, ainda, dicas de prevenção ao AVC e infarto, a exemplo de evitar o consumo de álcool, o tabagismo, além de cuidados com a saúde para prevenir ou controlar doenças como a diabetes, pressão alta e obesidade, dentre outros.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309). Assista abaixo à entrevista na íntegra: