Com o leilão do Túnel Santos-Guarujá como carro-chefe, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, concluiu nesta sexta-feira (25) a missão internacional pela Europa. Durante a agenda, o ministro apresentou a investidores e grandes players do setor de infraestrutura a carteira de projetos brasileiros nas áreas portuária e hidroviária. A visita ao continente europeu terminou com a expectativa de atrair mais de R$ 30 bilhões em investimentos para o Brasil.
No roteiro do ministro, Portugal, Holanda e Dinamarca. O destaque da viagem foi a apresentação do projeto do Túnel Santos-Guarujá, considerado estratégico para o desenvolvimento do Porto de Santos e do estado de São Paulo. A obra, estimada em R$ 6 bilhões, será viabilizada por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo.
“O mundo olha para o Brasil como uma janela de oportunidades. Temos projetos sólidos, com segurança jurídica e ambiente favorável para investimentos. Apresentar o túnel, aguardado há quase 100 anos, é motivo de orgulho. Vai beneficiar São Paulo e todo o país”, afirmou o ministro.
Silvio Costa Filho também destacou que o Governo Federal, sob a gestão do presidente Lula, lançou o maior pacote de infraestrutura da história do Brasil. A missão internacional contou ainda com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, e do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.
Roadshow internacional
Durante a missão, o ministro se reuniu com representantes de empresas com expertise global em túneis submersos e que atuam com a mesma tecnologia que será empregada na construção do túnel da Baixada Santista. Em Portugal, apresentou o projeto à Mota-Engil, parceira da gigante chinesa CCCC (China Communications Construction Company), responsável por obras emblemáticas como os túneis da Baía de Dalian e de Hong Kong–Zhuhai–Macau.
Na Holanda, o ministro se encontrou com dirigentes da Ballast Nedam e da TEC Tunnel. Ambas são referências em engenharia de túneis imersos. A Ballast Nedam participou de obras como a travessia Nieuwe Waterweg, em Roterdã, e a TEC Tunnel esteve envolvida em grandes projetos como a ligação Øresund (Dinamarca-Suécia) e o túnel Busan-Geoje (Coreia do Sul).
Já na Dinamarca, a comitiva visitou as instalações das obras do Túnel Fehmarnbelt, que ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à ilha alemã de Fehmarn. Com 18,1 km, será o maior túnel submerso do mundo. Segundo Costa Filho, a infraestrutura servirá como modelo para o projeto brasileiro.
“Estamos levando esse projeto para investidores internacionais e especialistas que conhecem e executam obras semelhantes na Europa. Nós queremos garantir segurança técnica para entregar esse empreendimento tão aguardado”, assegurou o ministro Silvio Costa Filho.
Projeto Túnel Santos-Guarujá
A licitação do Túnel Santos-Guarujá, considerada a maior obra do Novo PAC, está prevista para ocorrer em 1º de agosto deste ano. O empreendimento é estratégico para a população, para o desenvolvimento do Porto de Santos e para o Estado de São Paulo.
“Esse empreendimento vai transformar a região, pois, além de garantir mais mobilidade e maior celeridade na travessia entre os municípios, vai aumentar a competitividade do Porto de Santos, diminuindo, por exemplo, as interferências marítimas e minimizando os impactos ambientais”, garantiu o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, o Túnel Santos-Guarujá contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados a pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos atravessam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Assessoria Especial de Comunicação Social