Cidades Lucas do Rio Verde
Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é oficializado e aulas iniciarão em março de 2026
Na noite desta quinta-feira (24), a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi oficializada em Lucas do Rio Verde. Após a ...
25/04/2025 00h21
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT

Na noite desta quinta-feira (24), a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi oficializada em Lucas do Rio Verde. Após a assinatura do Termo de Autorização, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini afirmou que as aulas no novo campus já iniciarão em março de 2026. O termo também foi assinado pelo prefeito Miguel Vaz e pela reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva. O ato aconteceu no município e contou com as presenças do ministro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, do governador Mauro Mendes, autoridades federais, estaduais e locais. 

A proposta da universidade contempla a oferta de quatro cursos de graduação, com ênfase na área tecnológica: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras - português e inglês. A expectativa é que a UFMT em Lucas do Rio Verde se torne um centro de excelência em ensino e pesquisa, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade e de toda a região, qualificando mão de obra e criando mais oportunidades de investimentos e geração de emprego. 

"A surpresa foi que em março nós já teremos alunos estudando na UFMT no campus de Lucas do Rio Verde. Isso é extremamente importante. A gente recebe com muita alegria, muito entusiasmo, muita emoção essa grande notícia. A gente sabe da importância da Universidade Federal no município, especialmente com cursos com base tecnológica, como engenharia de software, inteligência artificial, entre outros. Isso vai exatamente nortear o nosso município alinhado com a nossa visão de futuro que é desenvolver base tecnológica aqui. Então, muito contentes, parabenizar e agradecer o apoio de todos", ressaltou o prefeito Miguel Vaz. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A implantação do novo campus é uma luta antiga no município e faz parte do programa de expansão das universidades federais. Durante a cerimônia, as autoridades presentes destacaram a importância da iniciativa para o município e região. 

O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini afirmou em sua fala que as aulas da UFMT já iniciarão em março de 2026. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

"Esse campus em Lucas do Rio Verde não estava previsto entre os 10 da expansão do governo federal. Esse campus é o 11º, muito pela luta do ministro Fávaro, pela luta da Rosa Neide e pela luta de todos os que acreditam na educação do Mato Grosso. Mas esse é o primeiro passo. Nós precisamos agora fazer um pacto entre nós três. Universidade Federal do Mato Grosso, Ministério da Educação e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A prefeitura vai dar o prédio e o terreno para a construção da sede definitiva. Mas agora a prefeitura vai doar uma escola para a Universidade Federal do Mato Grosso para que a gente possa começar as aulas. A UFMT vai dar aos professores e os técnicos administrativos para que a gente possa começar as aulas. O MEC vai ter de dar os recursos para custeio, os códigos de vagas para a contratação do professor e se comprometer aqui que a gente em março vai começar as aulas, aqui em Lucas do Rio Verde. Isso quer dizer, os estudantes de Lucas do Rio Verde devem fazer o ENEM agora, em 2025", enfatizou o secretário.

A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva comemorou e acredita que a concorrência será grande. "Nós fizemos todo o esforço para que hoje a gente pudesse anunciar que o campus foi aprovado. Portanto, hoje, a partir da manifestação do MEC, nós temos a certeza de que nós iremos receber vagas para docentes, vagas para técnicos, que o prefeito vai oferecer a estrutura física, e que nós temos todos os motivos para começar a funcionar em março. A gente espera que todos os jovens se preparem, porque eu acredito que nós teremos uma grande concorrência", enfatizou a reitora. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

No Termo assinado, as instituições envolvidas se comprometem a mobilizar suas equipes para a adoção das medidas necessárias à rápida concretização do projeto. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde já realizou a doação do terreno onde será construída a unidade e apresentou ao MEC o projeto pedagógico-orçamentário, atualmente em fase de readequação. Além disso, o Município ira ceder uma escola para que as aulas já iniciem no próximo ano, até que o prédio da UFMT seja construído. 

Em fevereiro deste ano, o prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram reunidos com o ministro Camilo Santana, em encontro articulado pelo ministro Carlos Fávaro. Na reunião, discutiram os detalhes do projeto e reforçaram a importância da instituição para o município, que atualmente conta com 25 mil estudantes até o ensino médio e lidera o ranking nacional de geração de empregos em 2024.  

Ainda durante o evento, o prefeito Miguel Vaz entregou ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto arquitetônico de ampliação do campus, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde. Além disso, o terreno para a ampliação do Instituto Federal foi doado pela Fundação Rio Verde, ato realizado pelo vice-prefeito e presidente da fundação, Joci Piccini.