Secretaria de Saúde de Gurupi participa da V Mostra Tocantinense com seis experiências exitosas no SUS
Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi Fotos: Cosems-TO A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) está sendo destaque na V Mostra T...
24/04/2025 07h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi Fotos: Cosems-TO
A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) está sendo destaque na V Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS, realizada em Palmas, capital do Tocantins. O evento reúne profissionais e gestores da saúde de todo o estado para apresentar práticas bem-sucedidas que promovem melhorias na qualidade dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a V Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas teve início nesta terça-feira, 22 e finaliza nesta quarta, 23. Foram 62 experiências inscritas de 30 municípios do Tocantins.
A experiência “Cuidar – Humanizando Relações em Gurupi”, voltada à saúde mental dos servidores da Semus, foi uma das ações reconhecidas pela gestão.Foto: Cosemto
Ao todo, a Semus de Gurupi inscreveu e apresentou seis experiências exitosas, distribuídas entre a Atenção Básica, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e Modelo de Atenção à Saúde.
“Implantação de fluxo de atendimento odontológico domiciliar a acamados de uma USF em Gurupi” – Apresentada pela dentista Rosângela Araújo Rodrigues, mostrou o trabalho de atendimentos domiciliares realizado pela equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família (USF) João Manoel.
“Grupo terapêutico como dispositivo de acolhimento para mães de crianças com TEA no contexto do SUS” – Apresentado pela psicóloga Helloysa Chayane de Melo, da equipe Emulti, sobre o trabalho desenvolvido na USF Nova Fronteira. O projeto oferece suporte emocional, psicoeducação, rede de apoio e auxilia na redução da sobrecarga, promovendo o autocuidado e o bem-estar das mães de crianças autistas.
A psicóloga Helloysa Chayane de Melo apresentou a experiência sobre grupo terapêutico para acolhimento de mães de crianças com TEA, realizada na USF Nova Fronteira.Foto: Cosemsto
“Diagnóstico precoce do câncer bucal em Gurupi: parcerias SUS, universidade e laboratório privado” – Apresentado pela coordenadora de Saúde Bucal de Gurupi, Ana Cristina Cruz, destaca a articulação entre instituições para agilizar o diagnóstico de lesões suspeitas de câncer bucal. Os casos suspeitos são encaminhados à UNIRG, onde uma cirurgiã-dentista especialista realiza a biópsia. As amostras são levadas por acadêmicos de Odontologia à Secretaria de Saúde e, de lá, enviadas ao laboratório anatomopatológico em Palmas, via transporte municipal.
Modelo de Atenção à Saúde e Gestão do Trabalho
“Vem Ver Gurupi: onde a visão é um direito” – Apresentado pelo Secretário Executivo de Saúde, Ricardo da Silva de Jesus, mostrou os resultados do projeto realizado ao longo de 2024, com mais de 3 mil cirurgias de pterígio e catarata e mais de 8 mil pessoas atendidas.
“Acolhendo as cores: promovendo a inclusão na Rede de Atenção à Saúde de Gurupi” – Projeto na linha de Modelo de Atenção à Saúde, realizado na USF Nova Fronteira. Atende crianças de até 14 anos para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), oferecendo acompanhamento com médica do desenvolvimento infantil, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e psicólogas.
“Cuidar – Humanizando Relações em Gurupi: uma experiência de amor e cuidado” – Da área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, promove o fortalecimento da saúde mental dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Realizado em cinco etapas ao longo do ano, o projeto contou com palestras, dinâmicas e momentos de autocuidado para os servidores da Semus.
A secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, destacou a importância da participação do município. “Essas experiências refletem o comprometimento e a criatividade dos nossos profissionais. É uma grande honra ver Gurupi sendo representada com ações que cuidam da população com tanto zelo e inovação. Estamos colhendo os frutos de uma gestão que acredita no poder transformador do SUS”, pontuou.
Para a diretora da Atenção Básica, Maria Auxiliadora da Paixão, a participação na Mostra reforça a importância de apresentar experiências exitosas desenvolvidas na Atenção Primária e nas Unidades de Saúde da Família, “que visam melhorar o acesso e qualificar o atendimento aos usuários no âmbito do SUS, valorizando o acolhimento, a assistência e a continuidade do cuidado”.