O Governo do Maranhão segue apoiando o espetáculo teatral que retrata os passos percorridos por Jesus Cristo, a Via Sacra. O tradicional evento ocorreu no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, entre quinta-feira (17) e sexta-feira (18). Cerca 500 mil pessoas estiveram presentes nos dois dias de espetáculo, segundo os organizadores.
Ao todo, foram mais de 300 policiais que estiveram presentes e garantiram a segurança dos espectadores e do elenco da peça. A ação faz parte a Operação Semana Santa, que acontece em todo o estado até a próxima terça-feira (22).
Assim como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) também apoiaram o evento.
O apoio da Secma se deu via fomento à cultura, no valor de R$ 200 mil. A Emap também apoiou financeiramente e, ainda, fortaleceu os laços entre o Porto do Itaqui e a comunidade local.
“Ao contribuir com essa manifestação artística e religiosa, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento social e comunitário com o entorno do Itaqui-Bacanga. O trabalho com responsabilidade social é fundamental pra conseguirmos o desenvolvimento de todo o nosso estado”, afirmou a gerente de responsabilidade social do Porto do Itaqui, Marina Moura.
Segurança
O efetivo policial se posicionou em pontos estratégicos ao longo de todo o trajeto percorrido pelo cortejo. A mobilização incluiu policiamento a pé, montado e motorizado (com viaturas e motocicletas), além da instalação de barreiras e ações de monitoramento nas principais vias de acesso ao evento.
O Centro Tático Aéreo (CTA) também participou da ação com sobrevoos para reforçar o patrulhamento ostensivo da área. “Várias estruturas policiais foram mobilizadas para este evento, como viaturas, motocicletas, conjunto de cavalaria, aeronave e policiamento a pé”, informou o comandante do primeiro Batalhão de Polícia Militar, Alexsandro Silva.
O comandante de Policiamento Metropolitano da Área Sul, tenente-coronel Fábio Aurélio, também falou sobre a ação. “Nosso planejamento se pautou para dar segurança a todas as pessoas que participam do evento. Pela natureza, esse é um evento pacífico, mas nós temos que garantir a ordem e a segurança no local”, destacou ele.
A peça teatral
O espetáculo é realizado pelo Grupo Independente de Teatro Amador Grita, e esse ano teve o seguinte tema: ‘Da poeira aos palcos: um diálogo entre os territórios’.
A iniciativa, que perpassa pelo tema da religião, deixou reflexões ao público sobre a importância de uma sociedade cada vez melhor.
A produção da Via Sacra mobiliza a comunidade do bairro Anjo da Guarda, envolvendo pelo menos 2 mil pessoas, direta e indiretamente, tanto na parte artística, quanto na estrutura e logística.