Geral Marabá - PA
Veraneio 2025: Reunião antecipa planejamento para garantir modernização e segurança do evento
Com o objetivo de garantir a realização do Veraneio 2025 de forma integrada, a gestão municipal de Marabá realizou na manhã desta quinta-feira, 17,...
18/04/2025 08h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Marabá - PA

Com o objetivo de garantir a realização do Veraneio 2025 de forma integrada, a gestão municipal de Marabá realizou na manhã desta quinta-feira, 17, a primeira reunião para apresentação do pré-projeto elaborado com base em relatórios do Departamento de Postura e da Divisão de Vigilância Sanitária, que todos os anos atuam diretamente durante a realização dos eventos na Praia do Tucunaré.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), onde o secretário de Cultura, Genival Crescêncio apresentou a proposta de organização contendo dados sobre padronização de estruturas; atendimento ao público, incluindo a acessibilidade; identificação com uniforme para barqueiros, barraqueiros e ambulantes; iluminação; sonorização; programações cultural e esportiva; além do zoneamento da Praia do Tucunaré, garantindo o respeito a Área de Proteção Ambiental, entre outros aspectos fundamentais.

De acordo com o pré-projeto, a Secult está elaborando uma programação artística noturna para ser realizada no espaço cultural da Praça do Pescador, na Colônia Z-30, visando promover a geração de renda.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Genival Crescêncio, secretário municipal de Cultura

“Nós já vamos aproveitar a estruturação do Festejo Junino como uma forma de otimizar custos e tempo porque o local será o mesmo, os eventos serão realizados em datas próximas e vai ser feita somente a adequação para a programação do veraneio”, explica Genival Crescêncio.

A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito, João Tatagiba, também titular das Secretarias de Turismo (Semtur) e de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom), que ressaltou a importância da integração municipal para realizar eventos atrativos e melhor organizados.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
João Tatagiba, vice-prefeito

“Nós queremos um evento moderno e organizado, um veraneio diferente do que vinha sendo feito. O objetivo é que todas as secretarias tenham conhecimento do pré-projeto para enriquecer o planejamento para que a gente possa fazer o melhor para a população. E a discussão aqui é para que cada secretaria saia com encaminhamentos, sabendo quais as atribuições e providências a serem realizadas”, afirma João Tatagiba.

A reunião também contou com a presença dos secretários de Segurança, Coronel Denner Favacho; adjunto de Obras, Dário Veloso; do diretor do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), Mancipor Lopes; o diretor da Defesa Civil do Município, Coronel Marcus Victor Norat; do diretor do Departamento Municipal de Postura, Marlivon Almeida e de representantes das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Saúde.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Dentre os tópicos discutidos houve destaque para a segurança física e acessibilidade, que deve ser providenciada pela SMSI com a fiscalização e da Sevop, com a adequação dos portos de embarque e desembarque da Orla e a construção de barracas e tendas padronizadas para barraqueiros e vendedores ambulantes.

Sem mesas e cadeiras na água

Para o Veraneio 2025 o fator principal do planejamento diz respeito a localização das estruturas, especialmente das barracas com as mesas e cadeiras, que tradicionalmente eram dispostas dentro da água e este ano essa prática não será mais permitida, tendo em vista a questão ambiental evitando descarte inadequado de lixo, além de promover uma recepção melhor dos visitantes, evitando a ocorrência de acidentes no embarque e desembarque na praia.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Mancipor Lopes, diretor de Saneamento Ambiental

“Antes de ser comercial, o espaço é um direito público. A praia não pode ter a entrada fechada com mesas, cadeiras, sem a adequação de portos de embarque e desembarque porque é um tipo de local de lazer contemplativo”, explica o diretor de Saneamento Ambiental, Mancipor Lopes.

Outro aspecto abordado foi sobre a segurança alimentar, que conforme a Vigilância Sanitária, deve ser implantado um sistema de captação de água com tratamento, além do descarte adequado de resíduos, especialmente os alimentares.

“Nós temos que conversar para convencer os barraqueiros que esse ordenamento não vai prejudica-los, pelo contrário vai aumentar a chance de faturamento porque o ambiente organizado será mais convidativo para o público. Essa questão do costume se muda com regra e com firmeza da regra”, comentou Mancipor Lopes.

O ordenamento público previsto no planejamento inclui a adequação de banheiros, chuveiros, isolamento da Área de Proteção Ambiental, implantação do gabinete de gestão e de torres de observação para os agentes de segurança, a estruturação dos portos de embarque e desembarque na praia e na Orla, além da estruturação do Posto Médico na Praia do Tucunaré.

Todo esse regramento será apresentado aos barraqueiros, barqueiros e ambulantes na próxima semana em uma reunião. Além do diálogo que será estabelecido entre os trabalhadores e a gestão municipal, com o objetivo de evidenciar a unidade do planejamento, as regras também serão publicadas em decreto.

“O que tem que ficar de mensagem para a população é que a prefeitura está fazendo tudo para ampliar o potencial turístico de Marabá, com a programação cultural, mas que tudo será conforme a lei e as normas de segurança”, ressaltou o vice-prefeito, João Tatagiba.

A próxima reunião da gestão municipal para alinhar os encaminhamentos a fim de consolidação do planejamento do Veraneio 2025 será realizada no dia 29 de abril, quando as secretarias e departamentos devem apresentar propostas setorizadas de planos de ação.

“Considerando o que foi apresentado pela Secult, na próxima reunião nós vamos trazer as ponderações e justificar essa contraposta de Segurança, priorizando a defesa social visando minimizar ocorrências de exposição a riscos”, afirmou o secretário de Segurança Institucional, Coronel Denner Favacho.

Texto e fotos: Fabiane Barbosa

The post Veraneio 2025: Reunião antecipa planejamento para garantir modernização e segurança do evento appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .