A secretária de Meio Ambiente de Belém, Juliane Nobre, realizou nesta semana uma visita institucional à sede do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em Belém. Ela foi recebida pelo presidente do órgão, Nilson Pinto, e apresentou demandas da capital relacionadas à regularização e implementação de áreas protegidas, com destaque para o Bosque Rodrigues Alves e o Parque Ecológico Gunnar Vingren.
O encontro também contou com a presença do assessor técnico da Presidência do Ideflor-Bio, Thiago Valente, e de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O objetivo da reunião foi iniciar um diálogo sobre possíveis parcerias técnicas entre as instituições, com vistas a inserir essas áreas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e assegurar sua gestão conforme os marcos legais vigentes.
A secretária Juliane Nobre destacou que o Parque Ecológico Gunnar Vingren, localizado entre os bairros de Val-de- Cans e Marambaia, já possui avanços significativos, como a finalização do memorial descritivo. A próxima etapa é o cadastramento da UC no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), além da criação do conselho gestor e a elaboração do plano de gestão. Já o Bosque Rodrigues Alves, embora consolidado como referência em biodiversidade urbana, precisa ser oficialmente enquadrado como um Parque Natural Municipal.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, colocou a equipe técnica do Instituto à disposição da Semma para colaborar com os processos de regularização. “O papel do Ideflor-Bio é justamente apoiar os municípios para que consigam desenvolver e consolidar suas políticas ambientais. Estamos prontos para ajudar Belém a fortalecer sua rede de áreas protegidas”, ressaltou.
Cooperação -“A parceria com o Ideflor-Bio representa um passo importante para que Belém possa estruturar suas unidades de conservação de forma definitiva, garantindo sua proteção, manejo e o acesso da população a esses espaços de natureza”, afirmou Juliane Nobre.
Como encaminhamento, as instituições iniciaram a construção de um plano de trabalho conjunto, que incluirá ações de apoio técnico, intercâmbio de experiências e suporte na formulação dos instrumentos legais e de gestão das unidades. A iniciativa fortalece a cooperação entre o governo estadual e o município de Belém na conservação ambiental e gestão dos espaços verdes urbanos.