Membros da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) estiveram no Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID) na tarde desta quarta-feira (16). O secretário municipal Isaías Lima esteve com técnicos da pasta para uma reunião com a diretoria do equipamento, que é gerido de forma compartilhada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
O encontro teve como objetivo discutir as ações para o aprimoramento do atendimento realizado pelos equipamentos geridos pela SPDM. Fazem parte do contrato que compõe o CHID o Hospital Municipal Irmã Dulce, o Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG).
“A reunião faz parte do constante monitoramento que a secretaria faz em relação ao Complexo Hospitalar Irmã Dulce e ao contrato de gestão. Nós estivemos in loco acompanhando os processos de trabalho, fazendo apontamentos e ouvindo as demandas, com o objetivo de promover cada vez mais a melhoria da assistência junto à população”, destacou Lima.
Urgência e Emergência –Praia Grande possui uma das estruturas mais completas da Baixada Santista no setor de Urgência e Emergência. A Cidade tem três locais específicos que prestam serviços nesta área. São eles: o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) dos bairros Quietude e Samambaia. Todas essas unidades utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves, com atendimento 24 horas.
Praia Grande conta ainda com o Hospital Municipal Irmã Dulce, que atende não só a Cidade como toda a Região, com atendimentos de maior complexidade, realizando cirurgias de emergência e eletivas. Com mais de 250 leitos, o equipamento público é unidade-referência do Estado na Baixada Santista nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza também cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.
Outro destaque dessa estrutura diz respeito ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Município possui quatro bases descentralizadas, localizadas nos bairros Boqueirão, Maracanã, Quietude, Samambaia. A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192.
Recentemente, Praia Grande renovou a frota da Saúde, com a aquisição de 17 novos veículos. Desse total, 14 foram adquiridos pelo Município e três foram cedidos pelo Ministério da Saúde. São nove novas ambulâncias que compõem a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e oito novas Unidades de Transporte de Saúde (UTS).
Nefro-PG –A Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG) é referência em nefrologia na Região. Localizado no Bairro Boqueirão, o equipamento atende pessoas de Praia Grande e também de municípios vizinhos, totalizando cerca de 180 pacientes. O seu acesso demanda encaminhamento de especialista e a hemodiálise do local é regulada pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Governo do Estado.
A Nefro-PG conta com uma equipe altamente capacitada e titulada, com a formatação multidisciplinar composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social. Além das sessões de hemodiálise, a Nefro-PG realiza atendimentos ambulatoriais, coletas laboratoriais e outros serviços para os pacientes que frequentam a unidade.