Educação Amazonas
Governo do Amazonas vai implantar programa de robótica nas escolas de comunidades ribeirinhas e indígenas
O projeto é do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), desenvolvido em parceria com a Positivo Tecnologia...
16/04/2025 02h11
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Com o compromisso de ampliar o acesso à tecnologia e inovação nas regiões mais remotas do Amazonas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) vai dar apoio a implantação do Programa Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia, lançado nesta terça-feira (15/04), em Manaus.

Parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e o Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação – unidade de negócios da Positivo Tecnologia –, o projeto será levado a escolas públicas de comunidades ribeirinhas e indígenas, em articulação com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Durante o lançamento, o titular da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou a importância da iniciativa para as unidades educacionais e reforçou o alinhamento do programa com outros órgãos do governo presentes ao evento, como a Imprensa Oficial, a Seduc, através do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam).

“O governador Wilson Lima tem especial interesse pela área de robótica, para que as crianças e jovens do Estado acompanhem o desenvolvimento tecnológico, em constante evolução. Nas escolas de tempo integral que ele inaugurou desde 2019, todas têm um laboratório de robótica, já trabalhando essas ferramentas de educação”, destacou Campêlo.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O secretário ressaltou que o programa vai ao encontro dos esforços do Governo do Estado, por meio da Sedurb, para levar aos municípios do interior projetos que permitam a inclusão.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

São exemplos os programas Ilumina+ Amazonas, de modernização da iluminação pública, o Amazonas Meu Lar, de habitação, e o de Saneamento Integrado (Prosai). “Com a robótica educacional, a gente leva não só tecnologia, mas também esperança e oportunidade para nossas crianças e jovens”, afirmou.

Integração

Ainda de acordo com Marcellus, a Seduc deverá identificar as escolas, dentro de critérios próprios, que irão receber o projeto. A partir de então, a Sedurb dará o apoio institucional para a implantação do programa.

O Programa Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia pretende beneficiar mais de 4 mil estudantes da educação básica – da educação infantil ao ensino fundamental. Por meio de kits Lego de robótica e uma metodologia baseada na abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o projeto busca estimular habilidades como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe, com planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A preparação dos professores que irão acompanhar o projeto é de responsabilidade do INDT e da Positivo Tecnologia.

Para ampliar o alcance e o impacto da iniciativa, o diretor-presidente do INDT, Geraldo Feitosa, observou que o projeto busca empresas parceiras que compartilhem o compromisso com o desenvolvimento da Amazônia, por meio de ações voltadas para educação e cidadania. A previsão, segundo ele, é que a implementação do projeto ocorra em agosto deste ano, nos municípios que aderirem à proposta.

“A estimativa é a de que o programa cause um impacto social em aproximadamente 4 mil estudantes ou mais, assegurando a possibilidade de que tenham acesso a este conhecimento, sem a necessidade de se deslocarem para outros locais”, salientou Geraldo Feitosa.