Geral Piauí
Sada e Adapi certificam primeira empresa de drones agrícolas 100% piauiense
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), marcou um feito inéd...
12/04/2025 09h32
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), marcou um feito inédito no Estado ao conceder, esta semana, o Certificado de Registro de Prestador de Serviços para a Agrofield — a primeira empresa genuinamente piauiense autorizada a operar na aplicação aérea de agrotóxicos com drones.

O uso de drones na agricultura tem avançado rapidamente e a Sada acompanha esse movimento de perto. “É um dia histórico para nós. Estamos falando da primeira empresa 100% piauiense a conquistar esse registro na área de aplicação aérea com drones”, celebrou o diretor-geral da Adapi, João Rodrigues Filho.

Para o gerente de Defesa Vegetal, Ozael David, a certificação reforça o compromisso do órgão com a legalidade e a segurança no campo. “Estamos fiscalizando e registrando empresas que atendem a todas as exigências legais, tanto federais quanto estaduais, garantindo o uso correto dessa tecnologia”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segundo o coordenador do controle de agrotóxicos da Adapi, Olavo Castelo Branco, o registro é obrigatório para todas as empresas que prestam serviços de aplicação aérea de defensivos agrícolas, inclusive com drones. “Os interessados precisam cumprir as normas previstas na legislação federal específica e no Decreto Estadual nº 14.579/2011”, explicou.

Olavo destacou ainda os benefícios do uso de drones na produção agrícola. “Se utilizados conforme a regulamentação, esses veículos aéreos não tripulados oferecem mais eficiência, segurança ambiental, proteção aos operadores e menor custo para o produtor”, completou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Reprodução/Secom Piauí