Sexta, 04 de Abril de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cultura Crônicas Biográficas

Jornalista Zé Américo lança, em Ipiaú, “Personagens de Ipiaú: Os Folclóricos e Outras Figuras”.

A PUBLICAÇÃO É ATRAVÉS DO SELO ALBA CULTURAL, DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA.

03/04/2025 às 21h52
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: ALBA – Ascom Gabinete da Presidência
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O jornalista José Américo da Matta Castro lança, amanhã (4.04), a partir de 19h, no Casarão Cultural de Ipiaú, “Personagens de Ipiaú: Os Folclóricos e Outras Figuras”, livro que reúne mais de 300 crônicas biográficas, com estilo leve, cadenciado e bem-humorado. A publicação é através do Selo ALBA Cultural, da Assembleia Legislativa da Bahia e conta com prefácio do escritor, jornalista e professor Sérgio Mattos. O lançamento será concomitante à abertura da exposição de artes plásticas em memória da artista Maria Leonor Leal Jaqueira, com apresentações musicais e teatrais.

“É muito gratificante lançar este mais novo livro no ano de comemorações do centenário do grande escritor ipiauense Euclides Neto. O livro é decorrente de uma seleção de textos que já foram postados em sites, jornais e redes sociais de Ipiaú e região, tracando um perfil de Ipiaú a partir de suas figuras mais populares”, diz Américo, que no ano passado foi homenageado no livro “Cartas para José Américo da Matta Castro” — reunião de 58 “missivas” escritas por pessoas de diferentes cidades da Bahia, cujas vidas foram marcadas pela amizade e conhecimento compartilhados com Zé.

Em seu prefácio, o escritor e jornalista Sérgio Mattos diz que as crônicas de José Américo Castro legitimam os valores da cidadania e revelam a paixão pelas tradições e cultura da terra dele. “O autor escreve a história de Ipiaú a partir do registro de suas principais personagens, sejam políticos ou pessoas do povo. É difícil escolher uma entre tantas personalidades destacadas por Zé Américo”, escreve Mattos, elogiando-o como um “memorialista nato”.

José Américo da Matta Castro, jornalista formado pela Escola de Biblioteconomia e Comunicação (hoje, FACOM) da Universidade Federal da Bahia, foi o primeiro presidente do Conselho Municipal de Cultura e a primeira pessoa a ser agraciada com a Medalha do Mérito da Cultura de Ipiaú, concedida pela Câmara Municipal. Durante mais de duas décadas integrou a sucursal de Jequié do jornal A Tarde. Sempre esteve à frente de diversos movimentos em defesa do patrimônio histórico, da cultura local e do meio ambiente no território do Médio Rio das Contas. Agora, lidera o movimento pela criação da Academia de Letras de Ipiaú.

Continua após a publicidade

ALBA — Ascom / Gabinete da Presidência.

 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários