Política Lucas do Rio Verde
Vereadora propõe Semana da Mulher na Política em Lucas do Rio Verde
Além dessa proposta, as comissões também aprovaram um projeto de autoria da Mesa Diretora, que cria o Seminário Municipal da Mulher na Política no ...
02/04/2025 22h01
Por: Redação Fonte: Câmara de Lucas do Rio Verde - MT

A vereadora Débora Carneiro (PRD) apresentou um projeto para instituir a Semana da Mulher na Política no município. A proposta, prevista no Projeto de Lei n.º 15/2025, estabelece a realização anual do evento na terceira semana de agosto, com o objetivo de incentivar a participação feminina em espaços de poder e liderança.

Caso a propositura seja aprovada, a Semana da Mulher na Política passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município e contará com atividades como palestras, seminários, rodas de conversa, campanhas digitais e capacitações, em parceria com o Poder Executivo, instituições de ensino e organizações da sociedade civil. A iniciativa visa promover o empoderamento feminino e reduzir a subrepresentação das mulheres na política e em cargos de decisão.

Em sua justificativa, a vereadora Débora Carneiro destacou a importância de incentivar a participação da mulher na política. "Diversos dados históricos e estatísticos evidenciam a subrepresentação das mulheres nesses âmbitos, justificando a implementação de políticas públicas que promovam o empoderamento feminino e a equidade de gênero", afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O projeto já foi aprovado pelas comissões legislativas e agora segue para votação em plenário. Se aprovado em plenário e sancionado, o projeto entrará em vigor imediatamente, com a primeira edição podendo ser realizada em agosto de 2025.

Além dessa proposta, as comissões também aprovaram o Projeto de Resolução n. 11/2025, de autoria da Mesa Diretora, que cria o Seminário Municipal da Mulher na Política no âmbito da Câmara. O evento também será na terceira semana de agosto, visando estimular a participação feminina em cargos políticos e de liderança, discutindo estratégias para ampliar sua atuação em espaços decisórios.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além disso, o Seminário abordará o combate à violência política de gênero e promoverá debates, palestras e ações educativas sobre equidade de gênero na política, e conscientizará sobre a importância da representatividade feminina. A organização contará com parcerias de entidades civis, instituições de ensino e órgãos governamentais para enriquecer as discussões.