Muitos são os desafios que os moradores das comunidades rurais enfrentam para acessar serviços do dia a dia. Tirar um RG, fazer um cadastro, se inscrever em algum programa social, o que para muitos está pertinho de casa, para quem vive no campo, há todo um planejamento para acessar os atendimentos públicos. Entendendo isso, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico (Semades), resolveu encurtar distâncias e está promovendo a Ação Agro Social.
Em sua segunda edição, desta vez no Assentamento Estrela Campo Grande, Acampamento Zumbi dos Palmares e Adjacências, a iniciativa levou atendimentos em saúde, assistência social, orientação jurídica e apoio ao desenvolvimento rural para quem mais precisa. Dona Creunice Pinto, que é presidente da Associação de Mães e Mulheres, disse que a presença desses serviços na comunidade foi um divisor de águas. “A gente passa anos sem conseguir fazer o mínimo, como um preventivo. Hoje, aqui dentro do assentamento, temos consultas, vacinas, assistência jurídica e muito mais. Isso vai mudar a vida de muitas pessoas”, afirmou a moradora da região há 15 anos.
Creunice também viu uma grande oportunidade para o fortalecimento do pequeno produtor. “Faço queijinhos, doces e compotas, e ainda trabalho com tortas na feira central. Essa ação nos ajuda a ter mais acesso e apoio para o que produzimos”, frisou.
#PraTodosVerem: Na matéria há quatro fotos: A primeira, usada como capa, mostra um morador da região durante uma triagem em um dos serviços oferecidos na ação; a segunda mostra Dona Creunice Pinto, exibindo um queijo e um dos potes de doce que ela mesma produz; a terceira fotografia mostra uma servidora da Sesau aferindo a pressão de uma moradora no posto itinerante montado para os atendimentos; a quarta foto é um registro da prefeita Adriane Lopes em seu pronunciamento.