Na última quinta-feira (27), o espaço da futura Fábrica de Ideias foi palco do evento de encerramento oficial do Smart City Expo Curitiba 2025. Promovido pelo Governo do Paraná, ele reuniu no local do futuro centro de inovação autoridades, empresários e representantes do setor para celebrar o maior evento sobre cidades inteligentes das Américas.
Além de marcar o encerramento desta edição do Smart City Expo Curitiba, a noite foi dedicada a apresentar aos convidados o projeto da Fábrica de Ideias, espaço que será um grande hub voltado à tecnologia, inovação e economia criativa que será implantado no Paraná por iniciativa do Governo do Estado. A licitação das obras está em andamento .
O local vai ser um centro de referência para o fomento de startups, novos negócios e soluções disruptivas, consolidando o Paraná como um polo internacional de inovação.
A programação da noite incluiu a exibição de vídeos institucionais sobre o Vale do Pinhão, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e o Smart City Expo Curitiba, além de pronunciamentos de autoridades. Um dos momentos mais esperados foi a projeção mapeada nas estruturas industriais do espaço, assinada pelo Coletivo G6 sob coordenação do iluminador cênico Beto Bruel, e pela Labirinto Produções, que assinou a criação do vídeo mapping.
A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou a importância da parceria com a iCities, Smart City Expo e Prefeitura de Curitiba, além de reforçar a importância da cultura para o campo da inovação. “Acreditamos que não existe inovação sem a cultura e o pensamento criativo, por isso a Secretaria de Estado da Cultura se faz presente e atuante neste grande projeto, que é muito mais do que um espaço físico: a Fábrica de Ideias será um ambiente colaborativo que promoverá o encontro de pessoas pensando soluções para as cidades, um lugar onde conhecimento, pesquisa e tecnologia se unem para impulsionar o Paraná rumo ao futuro", enfatiza.
Para Beto Marcelino, fundador e sócio-diretor da iCities, empresa que realiza o Smart City Expo Curitiba, o evento na Fábrica de Ideias foi um momento de consagrar as parcerias entre estado, município e empresariado. “Uma noite muito feliz para nós, que tivemos o prazer de ser recebidos aqui pelo Governo do Estado com o carinho do governador Ratinho Junior e da secretária de estado da Cultura Luciana Casagrande Pereira, em um momento que é a materialização da inovação que tanto defendemos quando montamos um evento tão grande”, conta. “A Fábrica de Ideias significa muito para o estado do Paraná, porque aqui a gente pode ter o maior projeto do mundo no campo da inovação”.
PROJETO– A antiga fábrica da Ambev, no bairro Rebouças, está em um terreno de 50 mil metros quadrados entre as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, sendo 34 mil deles de área construída. Depois da transformação do espaço na Fábrica de Ideias, ele abrigará desde pequenas startups até grandes empresas de tecnologia do Paraná e do mundo.
Trata-se de um local voltado para aceleração e incubação de negócios, economia criativa, qualificação profissional, desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de projetos de instituições de ensino, laboratórios, gamificação, espaço coworking, além de um novo centro cultural e gastronômico, o Boulevard Alfred Agache, que homenageia o arquiteto francês responsável pelo plano de urbanização de Curitiba e os projetos iniciais do Centro Cívico da Capital.
A estrutura abrigará ainda uma extensão do Museu de Arte Contemporânea (MAC), com mostras temporárias, além do Museu da Comunicação e Inovação. A Fábrica de Ideias contará com auditório para 250 pessoas, uma praça integrativa entre os espaços, unindo arte, comunicação e inteligência artificial, com uma área voltada especificamente para tecnologia.
Os muros vão trazer imagens de figuras que marcaram a história do Paraná, entre eles os irmãos André e Antônio Rebouças, que dão nome ao bairro e foram os engenheiros responsáveis pela construção da linha férrea ligando Curitiba ao Litoral. O físico e cientista curitibano César Lattes e o precursor da aviação Alberto Santos Dumont, que foi um dos responsáveis pela criação do Parque Nacional do Iguaçu, também serão homenageados nestes espaços.
O projeto foi realizado com participação da Paraná Projetos, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, em sinergia estratégica entre diversas secretarias estaduais como Inovação, Modernização e Transformação Digital SEI), Cultura (SEEC), Cidades (SECID), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Administração e Previdência (SEAP), além da Invest Paraná, agência de captação de investimentos do Governo do Estado. Ele conta com apoio da Audi do Brasil.
PRESENÇAS – O evento contou com a presença dos secretários de Estado Ulisses Maia (Planejamento), Leonardo Paranhos (Turismo); o diretor-geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Abdanur Júnior; o diretor-geral da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcos Stam; o superintendente da Casa Civil, Renato Adur; os deputados estaduais Anibeli Neto e Márcia Huçulak.