Cultura Cultura
Festival de Curitiba, novas oficinas em museus e literatura movimentam a agenda cultural
A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para teatro, literatura e artes visuais...
28/03/2025 08h31
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para teatro, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

O Festival de Curitiba toma conta da programação no Teatro Guaíra, com várias mostras esgotadas e outras com os últimos ingressos à venda. Na Biblioteca Pública do Paraná, a Ocupação Mulheres Arquivadas segue para seus últimos dias. Já no Museu Oscar Niemeyer, a semana conta com oficinas para bebês e diversas mostras. Há também mostras nos diversos museus do Estado.

Confira a programação completa:

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido – A edição nº 159 do jornal “Cândido” tem como tema principal a leitura no Brasil, com duas reportagens e uma entrevista sobre o assunto. A matéria de capa trata sobre a queda do número de leitores(as) no país, quantidade superada pelos que não leem, dados revelados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 e inéditos em 18 anos do levantamento.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A educadora Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo.

Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, sobre a biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente no contexto educativo e social.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista com o psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia “Escritofrenias”. Cristiano Castilho estreia com uma resenha do livro "Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho", de Naomi Klein. Há, ainda, uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha.

Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música "New Flesh" (Current Joys, 2013). Ainda, o ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci. Na capa, a arte é de Ana Dureck.

Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” foi lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. São dez histórias sobre este período, contadas por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato. Há um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma. Traz perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha, uma reportagem sobre Cassandra Rios — autora mais censurada pelo regime – e o depoimento de Almira Maciel. Disponível apenas on-line ( AQUI ).

Mulheres Arquivadas – Trata-se de um projeto de pesquisa pública e estudos sobre a trajetória de escritoras e artistas visuais do Paraná. Desde 2022, promove ações gratuitas como exposições, oficinas de escrita, pintura, desenho, rodas de leitura, grupo de estudos e falas abertas. Para saber mais, acesse o Instagram: @mulheresarquivadas.

Mulheres que circulam pela cidade – A mostra historiográfica “Mulheres que circulam pela cidade’’ celebra 48 mulheres, 24 de literatura e 24 de artes visuais, enaltecendo a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitando a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.

Período: 15 de março a 5 de maio

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Mulheres negras e escrevivência – Mesa de conversa com as escritoras Rosane Arminda, Jo Macário e Gizele Carneiro, mediada por Hiully Oliveira.

Dia: 28 de março (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: Hall Térreo

Oficina Permanente de Poesia– Ação coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 3 de abril (toda quinta-feira do mês)

Horário: 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

Lançamento de "Um prato cheio de história"– Lançamento do livro com sessão de autógrafos e bate-papo com os autores Bernardo Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça.

Dia: 28 de março

Horário: 17h às 19h

Local: Hall Térreo

Lançamento de "Um fio de chá mais longo que a linha da vida na palma da minha mão"– Com bate-papo, leitura de trechos do livro e sessão de autógrafos com a autora Semy Monastier.

Dia: 2 de abril (quarta-feira)

Horário: 17h30 às 19h30

Local: Hall Térreo

Poesias do Mundo– A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.

Período: 18 de março a 30 de abril

Local: Hall do 2º andar

Seção Infantil

Leitura amiga– As crianças escolhem seus livros preferidos e leem com os animais adestrados do Instituto Cão Amigo & Cia.

Dia: 29 de março (sábado)

Horário: 10h às 11h15

Local: Seção Infantil

Seção Braille

Encontro de Eficientes – Encontro e debates de interesse para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares presentes.

Dia: 28 de março (sexta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 25 pessoas

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Títulos disponíveis:

"Cartas para Julieta" | Classificação: Livre | Duração: 1h 45 minutos

"Surdocegueira – O sentido do mundo pelo tato" | Classificação: +16 | Duração: 17 minutos

"Operação Babá" | Classificação: Livre | Duração: 1h31 minutos

Dias: 1º a 31 de abril

Horário: 8h30 às 18h - segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná

"A Trama Intrincada do Tempo"– Em exposição no MAC no MON, a artista Guita Soifer apresenta traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.

"Somos Este Tipo de Gente"– Na sede Adalice Araújo, a mostra reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona e que evidenciam a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Residência Artística– Na última semana, João Miguel Santana, ou Jomi, iniciou sua residência artística no ateliê da Academia Alfredo Andersen. O artista ocupará o espaço até dia 10 de abril para desenvolver sua pesquisa “Como Pintar um Espelho?”, dedicada a fazer um retrato do Museu Casa Alfredo Andersen com seus funcionários.

Com o objetivo de apresentar as residências artísticas como ambiente de formação, criação e difusão, os alunos e visitantes do MCAA têm a possibilidade de visitar o ateliê para falar com o artista e saber mais sobre seu processo de criação. As visitas estão abertas de terça a sexta, no período da manhã, das 9 às 12h, e no período da tarde, das 14h às 18h.

Exposição Permanente– Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa mostra contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas guiadas– O Setor Educativo oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen. Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; à tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

"Desver"– É uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza glitch art, vídeo painting e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição em Antonina– O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma mostra que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A exposição apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Mulheres no cinema paranaense– Na sexta-feira (28), das 14h às 16h, haverá uma mediação sobre fotografia e cinema a partir dos objetos tridimensionais da exposição permanente “Sinestesia dos Objetos”, que inclui máquinas fotográficas, filmadoras, moviolas e projetores. Em seguida, os participantes podem assistir a curtas-metragens no miniauditório do MIS-PR, encerrando o evento com um bate-papo dedicado às mulheres no cinema paranaense. São 20 vagas com inscrições gratuitas que podem ser feitas AQUI .

Museu Paranaense (MUPA)

“O COVEIRO”– Do dia 26 a 30 de março e 2 a 6 de abril, sempre de quarta a domingo, às 19h, o MUPA apresenta dez sessões da peça-instalação "O COVEIRO". Em uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema, o espetáculo integra a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.

Durante o percurso da peça, o ator Diego Marchioro monta, diante do público, uma instalação a partir de uma coleção de vídeos, obras de arte e fragmentos de textos. O trabalho convida os espectadores a viver uma experiência multidirecional — fruir uma peça de teatro, que durante sua duração, se transforma em uma instalação de artes visuais. A instalação resultante da peça fica aberta durante os horários de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30, e ocupa a Sala Lange de Morretes.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Laboratório de Experiências: Argila– Na quarta-feira, 2 de abril, às 10h30 e às 14h30 (com Libras), o Setor Educativo realiza uma oficina que busca explorar as várias formas de usar a argila. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada. A atividade está sujeita à lotação.

MON Primeiros Passos | Meu Pequeno Maxixe– A oficina “Meu Pequeno Maxixe” acontecerá no dia 3 de abril, às 10h30. Os bebês dançarão no ritmo das cores vibrantes da obra “Maxixe”, do artista Delson Uchôa. Além de estimular os sentidos, poderão explorar as diferentes sensações por meio de atividades sensoriais. A participação de um acompanhante adulto é obrigatória durante a atividade. As inscrições podem ser feitas AQUI .

Centro Cultural Teatro Guaíra

Festival de Curitiba | Sessões esgotadas– Diversas peças do Festival de Curitiba e que são apresentadas no Teatro Guaíra já estão esgotadas como: "Brilho Eterno"; "Alaska"; "Rei Lear"; "Língua"; "Homens Pink"; "Júpiter e a Gaivota — É Impossível Viver Sem O Teatro" e "A Última Ceia". A peça “O Céu da Língua”, com Gregório Duvivier, recebeu uma sessão extra com os últimos lugares vendidos AQUI .

Festival de Curitiba | Últimos lugares– Ainda é possível garantir ingressos para os espetáculos “Notícias De Naufrágios” ( AQUI ) e “Whisky e Hamburguer” neste LINK .

Necrotério – O antigo necrotério da Polícia Científica do Paraná (PCP) receberá pela segunda vez o espetáculo “A Maldição dos 27 anos: Um guia de sobrevivência da Vigor Mortis”. Produzida pela companhia Vigor Mortis, a peça será nos dias 30/3 e 1/4.

O espetáculo faz parte da Mostra Fringe do Festival de Curitiba e promete levar o público a uma jornada cheia de suspense no Museu de Ciências Forenses de Curitiba, antigo Instituto Médico-Legal (IML). A companhia Vigor Mortis celebra este ano 27 anos de trajetória com a peça imersiva no universo sobrenatural.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba