Política Aleac
Emerson Jarude denuncia impedimento de fiscalização em escola pública durante sessão na Aleac
Parlamentar afirma que governo do Acre violou independência dos poderes ao barrá-lo em visita à Escola Armando NogueiraNa sessão desta terça-feira ...
11/03/2025 20h13
Por: Redação Fonte: Aleac

Parlamentar afirma que governo do Acre violou independência dos poderes ao barrá-lo em visita à Escola Armando Nogueira

Na sessão desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo) denunciou ter sido impedido de entrar na Escola Estadual Armando Nogueira para realizar uma fiscalização. Segundo o parlamentar, a ação representa uma afronta à independência dos poderes e um ataque à função fiscalizadora dos deputados estaduais.

Em seu discurso, Jarude relatou que esteve na escola para fazer uma surpresa aos alunos e verificar a situação da piscina, que já havia sido alvo de fiscalizações anteriores. No entanto, ao chegar ao local, encontrou o espaço trancado e foi impedido de entrar, mesmo com a presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros realizando treinamentos na piscina.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Senhores, pela primeira vez na história do que eu conheço da política acreana, um deputado estadual foi barrado de entrar num lugar público”, afirmou o parlamentar. Ele destacou que a justificativa apresentada para a proibição não foi convincente e que a decisão demonstra uma tentativa do governo estadual de restringir a fiscalização dos deputados.

O deputado expressou preocupação com a postura do Executivo, alertando que a medida pode abrir um precedente perigoso para a atuação parlamentar. “Imaginem vocês se a partir de agora o governo do estado do Acre resolve decidir quem são os deputados que podem, por exemplo, conversar com um diretor de escola. Como que um governo desse pode ser levado a sério se ele quer escolher qual deputado pode entrar e qual não pode? ”, questionou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ele ressaltou ainda que a missão dos parlamentares inclui fiscalizar a administração pública e que impedir esse trabalho compromete a transparência e a democracia. O parlamentar cobrou que o governo do estado respeite a independência dos poderes e garantiu que não aceitará novas restrições no futuro. “Eu espero que essa tenha sido a primeira e a última vez que isso aconteça. Do contrário, quero acreditar que eles estejam preparados”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Sérgio Vale