Estudantes do ensino médio da rede pública de Minas Gerais que desejam conhecer e se envolver no Poder Legislativo do Brasil, já podem se inscrever no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2025. Os interessados devem se inscrever até o dia 30/4, por meio do site oficial do programa .
O programa seleciona 27 estudantes de escolas públicas, um de cada estado e do Distrito Federal, para passar uma semana em Brasília, onde conhecem as atividades dos parlamentares no Senado, atuam como jovens senadores e apresentam sugestões legislativas que podem ser transformadas em projetos de lei.
Neste ano, o tema da redação é “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, e busca estimular a reflexão e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo. Os autores das melhores redações participarão da Semana de Vivência Legislativa, que vai ocorrer de 18 a 22/8.
Seleção
Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar devidamente matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino. Ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31/12 de 2025.
Na primeira etapa, cada escola é responsável por selecionar a melhor redação. Após esse processo, a selecionada deve ser enviada para a Secretaria de Estado de Educação. A secretaria, então, define os três melhores textos, sem promover uma classificação entre eles.
Em um segundo momento, o Senado faz a seleção da melhor redação de cada um dos estados e o autor ou autora do trabalho escolhido se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.Todas as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação durante a Semana de Vivência Legislativa serão pagas pelo Senado Federal.
O regulamento está disponível neste link .
Destaque mineiro
Minas Gerais vem se destacando nas últimas edições do programa, revelando jovens estudantes engajados e politizados.
Na edição de 2024, o grupo de 27 estudantes diplomados elegeram o estudante mineiro, Davi Baia Camilo, como presidente do programa, que teve a oportunidade de propor mudanças significativas para o futuro do país.
O jovem estudante de 18 anos da Escola Estadual Hermenegildo Vilaça, em Juiz de Fora, Minas Gerais, na Zona da Mata, destacou-se entre mais de 300 concorrentes ao vencer o concurso de redação.
Em seu discurso de posse, Davi expressou sua gratidão e compromisso. “Para um menino negro, estudante de escola pública, vindo de tão longe, presidir esse projeto é motivo de imensa gratidão. Exercerei meu cargo com honra e dedicação, ouvindo a todos e buscando mudanças reais”.