Nesta quinta-feira (27), a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) promoveu uma roda de conversa com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e os direitos das pessoas que convivem com doenças crônicas. A médica do trabalho da Emgerpi, Bianca Tourinho, iniciou o debate destacando a importância da conscientização sobre doenças como Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus, que são temas da campanha Fevereiro Roxo, e Leucemia, abordada na campanha Fevereiro Laranja.
“Aqui conversamos sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce para a qualidade de vida da pessoa portadora de uma destas patologias, que necessitam de tratamentos bem específicos”, enfatizou a médica.
Para falar sobre os direitos das pessoas portadoras destas quatro doenças, a Emgerpi trouxe a advogada especialista em direito do trabalho e direito previdenciário, Giuliani Ribeiro Santana Rosso. Na ocasião, a representante dos Fibromiálgicos do Piauí (Fibropi) abordou sobre a legislação voltada ao direito da saúde perante o Sistema Único de Saúde (SUS) e médico, bem como os direitos previdenciários e trabalhistas desses pacientes. “Explicamos como as pessoas que têm essas doenças devem proceder no ambiente de trabalho, visto que a maioria ainda não sabe os direitos que possui”.
Alguns servidores da Emgerpi convivem com uma das doenças, como é o caso da arquivista Juliana Lopes, que descobriu a Fibromialgia em 2022. Ela conta que, mesmo sentindo muitas dores, nunca associava que poderia ser a patologia. “Viver com a Fibromialgia é desafiador! Devido às dores crônicas e que causam um impacto negativo no nosso bem estar. Mas com tratamento e acompanhamento médico, podemos melhorar essa qualidade de vida”.
Sobre as explicações da advogada, a servidora contou que foi bastante proveitosa, pois ela não sabia que certos direitos já estavam sendo colocados em prática para a classe, como: atendimento prioritário, vaga em estacionamento PCD, aposentadoria etc.
Com foco na gestão de pessoas, a Emgerpi vem trabalhando para orientar seu quadro de funcionários através de ações que os alertem sobre os cuidados com a saúde mental e física.