O Prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido, se reuniu nesta quarta-feira, 26/2, com representantes da Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente para discutir parcerias voltadas à reintegração social de jovens em privação de liberdade.
Ente os presentes na reunião a Diretora Regional da Fundação CASA, Ednéia Ferreira Rodrigues Reganhan, o Diretor da unidade de Rio Preto, Alexandre de Assis Souza e a Diretora de Saúde da Instituição, Cybelle Cruvinel.
O Prefeito se colocou à disposição para desenvolver ações conjuntas, especialmente por meio do programa Jovem Aprendiz, atualmente vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho. "Sei da eficácia que é investir nos jovens e oferecer a eles oportunidades profissionalizantes. Medidas desta natureza reduzem as taxas de reincidência do menor de idade ao crime", afirmou.
Durante o encontro, foi apresentado o Programa Depois de Amanhã, que auxilia adolescentes que deixam a Fundação CASA após o cumprimento da medida socioeducativa. O projeto acompanha os jovens remotamente com suporte de psicólogos e facilita sua inserção no mercado de trabalho. Segundo o diretor Alexandre de Assis Souza, 20 adolescentes da unidade de Rio Preto já conseguiram emprego por meio de parcerias.
O prefeito já sinalizou positivamente para integrar a Prefeitura aos projetos da Fundação CASA, envolvendo as Secretarias Municipais do Trabalho, Assistência Social e Educação na implementação das ações socioeducativas.
Outro ponto discutido foi a adesão da Secretaria Municipal de Saúde ao Programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, que destina ao município uma verba de R$ 112 mil por ano para garantir o atendimento de saúde dos internos por meio do SUS.
Atualmente a unidade da Fundação CASA localizada na estrada vicinal que liga Rio Preto a Ipiguá abriga 60 adolescentes, sendo 18 de São José do Rio Preto.