A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, realizou, nesta terça-feira (25), o Encontro Intersetorial de Prevenção à Gravidez na Adolescência. O evento reuniu representantes de 40 municípios piauienses com percentual acima de 10% de adolescentes grávidas, com o objetivo de desenvolver estratégias e planos municipais para a prevenção e o enfrentamento da gravidez na adolescência.
Desde 2024, o estado conta com um Plano Estadual de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que tem contribuído para a redução dos índices em todos os municípios. Em 2022, o Piauí registrou um percentual de 14,8% de adolescentes grávidas, número que diminuiu para 13,8% em 2024, segundo dados do SINASC.
Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesapi, destacou a importância do trabalho intersetorial na prevenção da gravidez na adolescência.
“Além dos municípios, contamos com a participação de representantes da saúde, educação e assistência social das esferas estadual e municipal. Todos estão trabalhando juntos para criar planos e estratégias efetivas que contribuam para a continuidade da redução desse problema de saúde no nosso estado”, afirmou a coordenadora.
Entre as estratégias adotadas no enfrentamento à gravidez na adolescência estão: a saúde sexual e reprodutiva, ações de saúde mental, consulta do adolescente, planejamento participativo, atendimento e identificação de violência sexual, caderneta de saúde do adolescente, vacinação contra hpv, métodos contraceptivos, além de ações intersetoriais e o programa saúde na escola.