Geral Paraíba
SES intensifica ações de prevenção às Arboviroses com foco na Febre de Oropouche no brejo paraibano
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, realizou, nesta segunda-feira (24), um Manejo Clínico...
25/02/2025 13h28
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, realizou, nesta segunda-feira (24), um Manejo Clínico sobre as Arboviroses, com foco em Febre de Oropouche, com todos os profissionais de saúde - serviços hospitalares e atenção primária em saúde de Bananeiras, município do brejo paraibano. Em 2025, a Paraíba registrou 288 casos confirmados de Oropouche, sendo 213 em Bananeiras, ou seja, 74% dos agravos. Entre eles, foram confirmados dois casos em gestantes, que vem sendo acompanhadas pelos serviços especializados, sem nenhuma anormalidade.

A responsável técnica pelas arboviroses da SES, Carla Jaciara, reforçou que, embora não haja nenhum caso grave no estado, a vigilância deve ser intensificada para evitar novos agravos ou casos mais graves. Ela reforçou a necessidade com os cuidados de prevenção e controle da doença. “É importante procurar o Serviço de Saúde nos primeiros cinco dias de início dos sintomas, para que seja feita a coleta de forma oportuna e adequada, como também para que os profissionais fiquem atentos à sintomatologia, sendo muito semelhante à dengue e chikungunya”, falou.

Além disso, Carla alertou a população para evitar a circulação em áreas que tenham casos já confirmados, usar repelente, principalmente, as gestantes, e usar roupas que protejam as partes do corpo que ficam mais expostas ao mosquito transmissor do vírus da febre.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Outras formas de prevenção incluem limpar terrenos e locais de criação de animais; recolher folhas e frutos que caem no solo; usar telas de malha fina em portas e janelas; eliminar os criadouros do mosquito e não se expor no horário de pico do inseto, normalmente no fim da tarde.

Febre oropouche

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

É uma doença viral transmitida pelo mosquito Maruim. Os sintomas, geralmente, incluem: febre; dores de cabeça: muscular e nas articulações; atrás dos olhos: sensação de pressão ou dor nessa região; manchas vermelhas na pele; náuseas e vômitos; cansaço extremo e mal-estar geral.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Embora o quadro seja desconfortável, o oropouche é geralmente uma doença autolimitada, ou seja, os sintomas desaparecem com o tempo, normalmente dentro de uma semana. Porém, existe a possibilidade de recidiva, em alguns casos.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba